PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vice-diretor da NSA diz que ninguém foi demitido por causa de Snowden

31 jul 2013 - 11h55
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-diretor da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla inglês) disse nesta quarta-feira que ninguém foi demitido ou pediu demissão devido ao caso do ex-prestador de serviço Edward Snowden, que retirou grande quantidade de dados confidenciais de computadores da agência.

Perguntado em uma audiência do Comitê Judiciário do Senado se alguém havia sido demitido devido ao vazamento dos programas de vigilância da NSA, expostos por Snowden, John Inglis disse: "Não".

"Ninguém se ofereceu para renunciar. Todo mundo está trabalhando duro para entender o que aconteceu", disse Inglis.

Snowden, de 30 anos, trabalhava para a NSA como funcionário terceirizado da empresa Booz Allen Hamilton. Ele revelou detalhes sobre programas de espionagem à mídia britânica e norte-americana, que publicaram as informações no início de junho.

O senador democrata Patrick Leahy, presidente do comitê, questionou Inglis rispidamente sobre como Snowden conseguiu extrair os dados.

"Entendo que se deve ter uma quantidade considerável de confiança. Mas vocês não têm pessoal verificando o que qualquer um está fazendo?", perguntou.

Inglis disse que a NSA ainda não sabia como suas proteções tinham falhado, e que espera descobrir isso "em semanas ou meses".

"Não sabemos precisamente ainda o que falhou", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade