PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vice de Bush defende filha que se declarou contrária ao casamento gay

19 nov 2013 - 01h00
(atualizado às 01h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney afirmou nesta segunda-feira que está "incomodado" com a disputa entre suas filhas Liz e Mary no Facebook sobre o casamento entre homossexuais, e defendeu à primeira delas dos ataques que recebeu após expressar sua opinião contrária às uniões entre os gays.

Cheney, que em 2009 declarou seu apoio ao casamento gay sempre que este seja autorizado pelos Estados, reagiu a uma polêmica que tomou conta das redes sociais desde o último domingo. Sua filha Liz, candidata ao Senado dos EUA, afirmou ser contrária ao casamento gay, apesar de sua irmã Mary ser casada com uma mulher.

"Este é um assunto com o qual lidamos em particular durante muitos anos, e estamos incomodados por ver que se tornou público", disseram em comunicado Cheney e sua mulher, Lynne.

O vice-presidente dos EUA durante o mandato de George W. Bush (2001-2009) quis deixar "claro" que sua filha mais velha, Liz, "sempre acreditou na definição tradicional do casamento".

"Além disso, sempre tratou sua irmã e sua família com amor e respeito, como deve ser", acrescentou o casal.

"É necessário ter compaixão, inclusive quando há discordância sobre um assunto tão fundamental, e os muitos gestos amáveis de Liz não deveriam ser usados para distorcer sua posição", concluiu.

A disputa começou com uma entrevista televisiva de Liz, que está imersa em uma dura campanha para ser escolhida como candidata do Partido Republicano ao Senado por Wyoming nas primárias para as eleições legislativas de 2014.

"Amo muito minha irmã Mary. Amo muito sua família. Este é simplesmente um assunto no qual estamos em desacordo", disse Liz Cheney no programa Fox News Sunday.

A companheira de Mary, Heather Poe, não demorou a criticar sua cunhada no Facebook .

"Liz foi uma convidada em nossa casa, passou tempo e participou de festas com nossas crianças e quando Mary e eu nos casamos em 2012 ela não duvidou em nos dizer o quão feliz estava por nós. Escutá-la dizer agora que não apoia nosso direito ao casamento é uma ofensa", escreveu Heather.

Pouco depois, Mary Cheney compartilhou a mensagem escrita por sua companheira no Facebook e acrescentou: "Liz, este não é simplesmente um assunto no qual estamos em desacordo; você está equivocada e está no lado errado da história".

É a segunda vez que as irmãs Cheney expõem suas diferenças sobre o tema, já que em agosto Liz declarou que não era favorável ao casamento gay e Mary retrucou, também no Facebook, que ama sua irmã, mas que ela "está completamente equivocada no assunto do casamento".

As declarações de Liz Cheney fazem parte de sua tentativa para se apresentar como uma candidata mais conservadora do que seu adversário nas prévias, o veterano senador Mike Enzi, que está há mais de 15 anos no cargo e conta com uma sólida reputação em Wyoming, um estado majoritariamente republicano.

Desde que começou sua campanha em julho, Liz foi acusada de "invasora" por tentar representar no Senado um Estado onde vive há apenas um ano, mas seus defensores argumentam que seu pai fez o mesmo há 35 anos e venceu as eleições.

Dick Cheney, por outro lado, anunciou em entrevista coletiva em 2009 seu apoio ao casamento gay regulamentado pelos estados, ao considerar que "as pessoas deveriam ser livres para fazer qualquer tipo de união que desejarem".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade