PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vazamento de plataforma afundada continua no Golfo do México

25 abr 2010 - 15h14
(atualizado às 16h15)
Compartilhar

Uma grande quantidade de petróleo vazava neste domingo de uma plataforma afundada no Golfo de México, o que deixou uma maré negra que cobre uma área de 1.035 km². Um sobrevoo detectou uma maré negra de 30 por 30 km procedente da plataforma semi-submergível "Deepwater Horizon" que afundou na quinta-feira, dois dias depois de uma explosão que deixou 11 desaparecidos.

Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Foto: AP

A gigante britânica do petróleo BP, que administra a plataforma, inicialmente havia informado não ter detectado vazamentos de petróleo, mas um robô submarino detectou no sábado dois buracos no conector que liga o poço à plataforma.

O porta-voz da BP, Ron Rybarczyk, afirmou que o vazamento, a 1,5 mil m de profundidade, están liberando mil barris de petróleo por dia no oceano. "É um vazamento muito grave", advertiu o suboficial Erik Swanson, porta-voz da Guarda Costeira americana.

Um avião da Guarda Costeira localizou a maré negra a 64 km da costa da Louisiana, localidade com grande variedade de aves aquáticas e com uma rica vida selvagem.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade