PUBLICIDADE

Oriente Médio

Três soldados afegãos desaparecem de base militar nos EUA

22 set 2014 - 22h41
Compartilhar
Exibir comentários

Três soldados do Exército afegão desapareceram de uma base militar em Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos), onde uma operação de busca foi lançada, anunciou o Pentágono nesta segunda-feira.

As circunstâncias do desaparecimento ainda não estão claras, mas os três soldados do Exército Nacional Afegão (ANA, por sua sigla em inglês) foram vistos pela última vez no sábado em um shopping em Hyannis quando caminhavam com outros colegas afegãos, segundo o porta-voz do Pentágono, o coronel Steven Warren.

Os três oficiais faziam parte de um grupo de 14 afegãos que participam de um curso do programa de "Cooperação de Exercícios Regionais 2014", patrocinado pelo comando americano para a Ásia Central e Oriente Médio (Centcom).

"Os três soldados do ANA participavam de um exercício do Centcom na base conjunta da Cape Cod, onde foram considerados desaparecidos pelo pessoal da segurança sábado à noite", explicou Warren.

A formação em Massachusetts, que inclui funcionários de seis países, está programada para acontecer de 17 a 24 de setembro.

Antes de serem admitidos nos exercícios, os soldados afegãos foram exaustivamente investigados por agências do governo, incluindo a embaixada americana em Cabul e suas tropas no Afeganistão, disse Warren.

"Não há evidência alguma de uma ameaça para a população", garantiu o porta-voz, que disse que os oficiais estrangeiros são autorizados a deixar a base, geralmente escoltados por soldados americanos.

Esta é a segunda vez em uma semana que soldados afegãos desaparecem durante cursos de formação nos Estados Unidos.

Há uma semana, dois policiais afegãos treinados na base militar de Quantico, na Virgínia, desapareceram rapidamente e foram encontrados no bairro de Georgetown, em Washington DC, de acordo com informações oficiais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade