PUBLICIDADE

Estados Unidos

Treinadora trabalhou 16 anos com baleia que a matou

25 fev 2010 - 10h14
(atualizado às 12h17)
Compartilhar

A direção do parque aquático Seaworld, na Flórida, expressou choque depois do ataque de uma baleia orca que matou uma das tratadoras mais experientes do parque, na quarta-feira.

Orca mata treinadora no parque SeaWorld:

A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência - 16 deles passados ao lado da baleia Tilikum, que pôs fim à sua vida.

Segundo os relatos iniciais, Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.

Mas uma investigação aberta no mesmo dia está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia.

Ao anunciar o inquérito, o presidente da Seaworld Parks and Entertainment, Jim Atchison, disse que a atração está passando por um momento "extraordinariamente difícil".

As apresentações com orcas foram canceladas temporariamente nos parques Seaworld na Flórida e na Califórnia.

Há cerca de vinte anos, Tilikum, que pesa cerca de 5,5 t, afogou outra tratadora em um parque do Canadá.

Grupos de proteção dos animais disseram que o incidente poderia ser evitado se os animais não fossem mantidos em piscinas pouco espaçosas, que chamaram de "banheiras".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade