PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tornado de Oklahoma é considerado o mais longo já visto nos EUA

4 jun 2013 - 23h52
(atualizado em 5/6/2013 às 00h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos tornados que afetou o estado de Oklahoma na última semana foi o mais longo já registrado nos EUA, com uma escala de 4,2 quilômetros e ventos de até 475 km/h, informou nesta terça-feira o Serviço Meteorológico Nacional americano.

Esse foi o segundo tornado de categoria 5, a mais alta na escala Fujita, que atingiu a área nos últimos 11 dias. As autoridades explicaram que o diâmetro do tornado foi medido com uma unidade móvel estacionada perto da cidade da Rena, onde ocorreu o fato.

De acordo com o Escritório Médico Legista do estado, em uma nota emitida ontem, pelo menos 18 pessoas morreram em Oklahoma, entre elas cinco crianças, e outras seis seguem desaparecidas após a passagem de novos tornados pela região.

Entre os mortos também figuram três "caçadores de tempestades" que fizeram fama através de um "reality show" sobre tornados do canal Discovery Channel, informou a emissora CNN.

No último sábado, as autoridades estenderam as advertências de fortes tempestades e inundações no centro dos Estados Unidos desde Indiana a Oklahoma, após a passagem dos novos tornados que, além das vítimas, deixaram mais de 70 feridos e extensos danos em toda a região.

O fato ocorreu menos de duas semanas depois que outro tornado de escala 5 matasse a 24 pessoas e ferisse mais de 100 na cidade de Moore, ao sul de Oklahoma.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, cinco tornados castigaram a área metropolitana da cidade de Oklahoma na última sexta-feira. Em toda a zona central do país, somente entre a última sexta e sábado, 17 tornados foram registrados, deixando sem mais de 210 mil casas sem energia elétrica.

O tornado mais longo registrado até o momento em território americano tinha sido registrado em Hallam (Nebraska) no ano de 2004, o qual tinha 4 quilômetros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade