PUBLICIDADE

Estados Unidos

Texas aprova livre porte de armas de fogo em público

Uma das promessas do governador Greg Abbott, agora cidadãos poderão andar nas ruas com as armas visíveis

29 mai 2015 - 22h14
(atualizado às 22h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado e a Câmara dos Representantes do Texas, nos Estados Unidos, aprovaram nesta sexta-feira (29) a polêmica lei que permitirá o livre porte de armas de fogo nesse Estado, o segundo mais povoado do país.

Cerca de 26 milhões de texanos têm licença para portar armas
Cerca de 26 milhões de texanos têm licença para portar armas
Foto: BBC Mundo

Para ser promulgada, a norma HB 910 requer agora a assinatura do governador do Texas, Greg Abbott, que fez desta iniciativa um de seus objetivos políticos desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"As duas câmaras acabam de aprovar o livre porte de armas. Próximo passo: minha caneta", escreveu Abbott em seu conta no Twitter minutos depois que o Senado desse um impulso definitivo à norma com 20 votos a favor e 11 contra.

Minutos antes, o mesmo tinha sido feito pela Câmara dos Representantes com um resultado de 102 a 43, com a oposição em bloco do Partido Democrata e o apoio, também unânime, dos conservadores.

A lei foi aprovada depois que fracassaram várias tentativas de seus opositores para introduzir emendas que reduzissem sua força, como o de excluir grandes cidades como Houston, Dallas, Austin e San Antonio da legislação.

Quando a lei entrar em vigor, em 1º de janeiro de 2016, os 26 milhões de texanos que tenham uma licença poderão levar sua arma de forma visível, "como no Velho Oeste", como destacaram seus opositores.

Esta nova norma modifica a legislação vigente no Texas desde a Guerra Civil americana que, paradoxalmente, permite aos cidadãos portar fuzis ou escopetas em público, mas não pistolas. Apesar de sua reputação, Texas era um dos seis Estados que não permitiam o porte de armas em público no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade