PUBLICIDADE

Estados Unidos

Teste de DNA confirma morte de Bin Laden, afirmam oficiais

2 mai 2011 - 12h27
(atualizado às 14h59)
Compartilhar

Exames de DNA realizados no corpo de Osama bin Laden mostraram praticamente 100% de ligação dele com seus familiares, e uma mulher que seria uma das esposas do líder da Al-Qaeda o identificou pelo nome, disse uma alta fonte de inteligência dos EUA a repórteres nesta segunda-feira. Os Estados Unidos agora estão revisando uma grande quantidade de material apreendida no complexo paquistanês onde as forças norte-americanas mataram Bin Laden, disse a fonte, falando com jornalistas sob condição de anonimato. As informações são da Reuters.

O líder da Al-Qaeda Osama bin Laden, em foto de 1998
O líder da Al-Qaeda Osama bin Laden, em foto de 1998
Foto: AP

"Esse material está sendo explorado e analisado, e uma força-tarefa será criada pela CIA... devido ao volume de material apreendido no local da operação", afirmou. Uma outra autoridade dos EUA disse mais cedo nesta segunda que exames iniciais de DNA mostravam uma "correspondência muito confiável" com o líder da Al-Qaeda. O teste mostrou "alta confirmação" de que a pessoa morta em uma operação no Paquistão era Bin Laden, disse a autoridade.

Após o pronunciamento oficial do presidente Barack Obama na noite de domingo, no qual foi oficialmente anunciada a morte do terrorista, restavam algumas dúvidas sobre a verdacidade da informação. O questionamento era fruto em parte da escassez de informações sobre o ex-líder da Al-Qaeda, há anos caçado pelos Estados Unidos, em parte da divulgação de uma foto duvidosa que mostraria o cadáver do terrorista, após o ataque de ontem. A agência AP e a rede CNN também ouviram de fontes oficiais que os exames confirmaram que o homem morto no ataque era Osama bin Laden.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade