PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tentativa de invasão a agência de segurança dos EUA deixa um morto e dois feridos

30 mar 2015 - 17h35
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas pessoas tentaram arrombar os portões de entrada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) com um veículo nesta segunda-feira, até que um segurança matou uma delas a tiros, e o segundo ocupante do veículo e um policial ficaram feridos, informaram as autoridades.

Carro da polícia na entrada da NSA em Maryland após veículo com duas pessoas tentar entrar na agência.  30/03/2015.
Carro da polícia na entrada da NSA em Maryland após veículo com duas pessoas tentar entrar na agência. 30/03/2015.
Foto: Gary Cameron / Reuters

Os dois agressores, que estavam vestidos como mulheres e podem ser transgêneros, tentaram lançar seu SUV contra um portão de acesso da sede da NSA em Fort Meade, Estado de Maryland, disse um funcionário norte-americano de alto escalão.

O motivo da ação não ficou claro de imediato, mas as autoridades declararam não haver indícios de que o incidente esteja ligado ao terrorismo. Um funcionário disse que os investigadores estão analisando se há drogas envolvidas.

As duas pessoas no veículo “tentaram uma entrada não-autorizada pelo portão da Agência Nacional de Segurança”, disse a NSA em um comunicado. A dupla não obedeceu instruções de um policial para deixar a área do portão e barreiras foram erguidas.

O veículo acelerou rumo a uma viatura da polícia da NSA que bloqueava a rua no portão da base, que fica cerca de 32 quilômetros a nordeste de Washington. Agentes dispararam contra o carro quando o motorista se recusou a parar.

O veículo bateu na viatura. Um de seus ocupantes morreu no local, segundo o comunicado.

Um agente da polícia da NSA e o segundo ocupante do utilitário ficaram feridos e foram levados a um hospital. O FBI, a polícia federal dos EUA, está no comando da investigação do incidente, segundo o informe.

Em uma declaração, o FBI disse: “O cenário dos tiros está interditado, e não acreditamos que haja relação com o terrorismo”.

A rede de televisão NBC News, citando fontes não reveladas, relatou que as duas pessoas em questão dirigiam um carro roubado. Uma arma e drogas foram encontradas no interior do carro, disse a emissora.

Imagens de um helicóptero de TV mostraram dois veículos danificados do lado de fora dos portões da sede da NSA, localizada junto de uma grande rodovia que liga Baltimore a Washington. O vídeo revelou pelo menos uma pessoa de uniforme sendo levada a uma ambulância.

Um dos veículos exibidos tinha a palavra “Polícia” e estava com o capô levantado. O outro, um veículo escuro, mostrava danos na parte da frente.

O FBI acrescentou estar trabalhando com o escritório da promotoria de Maryland para determinar se é o caso de apresentar acusações na esfera federal.

(Por Susan Heavey, Lisa Lambert, Mark Hosenball e Ian Simpson; com reportagem adicional de Jeff Mason e John Clarke)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade