PUBLICIDADE

Estados Unidos

Temporada de furacões no Atlântico Norte será menos ativa em 2015

27 mai 2015 - 15h25
Compartilhar
Exibir comentários

A temporada de furacões de 2015 no Atlântico será abaixo do normal, de acordo com as previsões anunciadas nesta quarta-feira pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

A NOAA estima que há 70% de probabilidade de ocorrência de seis a 11 tempestades tropicais nesta temporada, que vai de 1º de junho a 30 de novembro. Três a seis delas poderiam se tornar furacões, incluindo dois nas categorias 3, 4 ou 5, com ventos de pelo menos 178 km/h.

A agência observa que há 20% de chances de a temporada ser normal e 10% de ser mais ativa do que a média.

"Uma temporada de furacões abaixo do normal não significa, porém, que não temos nada a temer, uma vez que vimos tempestades catastróficas durante essas temporadas", advertiu a diretora da NOAA, Kathryn Sullivan.

A meteorologista lembra que a temporada pouco ativa de 1992, com apenas sete tempestades tropicais, começou com Andrew, que se tornou um furacão de força 5 e devastou a Flórida.

"O principal fator que tornará esta temporada mais calma é a intensidade da corrente oceânica quente no Pacífico, El Niño, que afeta os ventos e a pressão atmosférica e que deve durar até o final de novembro", explicou Gerry Bell, meteorologista do Centro de Previsão do Clima da NOAA.

De acordo com o especialista, as temperaturas na superfície do oceano na parte tropical do Atlântico poderiam estar próximas do normal. Águas mais quentes favorecem a formação de tempestades.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade