PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tempestades no Atlântico devem ficar longe do Golfo do México

30 ago 2010 - 19h25
(atualizado às 21h03)
Compartilhar

O Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos monitora três tempestades no oceano Atlântico, e os modelos climáticos indicam que todas elas ficarão longe das zonas petrolíferas do Golfo do México.

Lancha naufraga após a passagem do Furacão Earl pelo porto St. John, na ilha caribenha de Antígua
Lancha naufraga após a passagem do Furacão Earl pelo porto St. John, na ilha caribenha de Antígua
Foto: AP

A mais recente tempestade a receber um nome é a Fiona, que estava se formando na tarde de segunda-feira no Atlântico central. Em seu último boletim, o CNF disse que essa tempestade, a sexta a receber um nome na atual temporada, está cerca de 1.435 km a leste das ilhas Sotavento, deslocando-se a 39 km/h, com ventos regulares de até 64,4 km/h.

Essa tempestade pode ficar ligeiramente mais forte nas próximas 48 horas, mas não se sabe ainda se poderá virar um furacão, segundo o CNF.

Modelos climáticos anteriores indicam que o sistema está tomando uma rota semelhante à dos furacões Danielle e Earl ¿ virando a noroeste no Atlântico e passando a oeste de Bermuda.

Também na segunda-feira, o CNF elevou o furacão Earl da categoria 3 para a 4, já que seus ventos passaram de 201 km/h para 217 km/h. Ele pode ganhar ainda mais força nos próximos dois dias.

Esse furacão está cerca de 177 km a nordeste de San Juan (Porto Rico), deslocando-se a noroeste a 24 km/h.

A previsão é de que o sistema faça uma curva a noroeste e depois ao norte, possivelmente se aproximando da costa da Carolina do Norte.

Já o furacão Danielle, que está sobre o Atlântico norte, foi rebaixado a tempestade tropical, já que seus ventos caíram de 120 km/h para 112 km/h, deslocando-se na direção leste-nordeste a 24 km/h. Espera-se que o sistema perca ainda mais força nas próximas 48 horas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade