PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tempestades atingem sudeste dos EUA após tornados

Governador da Flórida declarou estado de emergência para 26 municípios inundados pela chuva violenta; tempestades devem se espalhar por partes da costa leste

30 abr 2014 - 14h11
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Houve 27 mortes confirmadas relacionadas ao clima e mais 200 feridos em todo Arkansas e Mississippi</p>
Houve 27 mortes confirmadas relacionadas ao clima e mais 200 feridos em todo Arkansas e Mississippi
Foto: AP

O sistema de tempestades que causou o tornado que matou ao menos 34 pessoas nesta semana continua a castigar a faixa sul dos Estados Unidos na quarta-feira com fortes chuvas, inundações e potencial para novos tornados, informaram meteorologistas.

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência para 26 municípios inundados com até 2,5 a 7,6 centímetros de chuva por hora, enquanto tempestades severas assolam toda a parte norte do estado.

A polícia do condado de Walton informou que enchentes severas haviam obstruído a passagem de carros e inundado algumas casas, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

Escolas foram fechadas em diversos municípios como Escambia, onde serviços de emergência tentavam resgatar motoristas presos pelas águas da enchente. Funcionários do condado pediram aos moradores para não dirigir em meio às inundações, em estradas danificadas ou locais com detritos das tempestades.

"Esta é uma situação extremamente perigosa", disse o serviço meteorológico em alertas de emergência que também incluíam costa do golfo de Alabama.

As tempestades devem se espalhar por partes da costa leste, da Virginia pelas Carolinas, disse o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Corey Mead. Tempestades podem gerar entre 5,1 a 12,7 centímetros de chuva em áreas e causar novos tornados, disse Mead.

As graves condições podem persistir até a quinta-feira, apesar de que aparentemente "o tempo pode estar se acalmando enquanto um ar mais quente e úmido é empurrado do mar por uma frente fria que se desloca através dos Apalaches", disse Mead.

Houve 27 mortes confirmadas relacionadas ao clima e mais 200 feridos em todo Arkansas e Mississippi, os mais atingidos entre os seis Estados afetados pelo sistema de tempestades, enquanto tornados reduziram casas a escombros, arrancaram árvores e lançaram veículos ao ar.

Mortes também foram relatadas em Oklahoma, Iowa, Alabama e Tennessee. A Patrulha Rodoviária da Flórida informou sobre uma morte por afogamento, a CNN informou na quarta-feira.

Imagens mostram tornado que devastou parte dos EUA:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que um grande desastre em Arkansas e enviou ajuda federal para complementar os esforços estaduais e locais de recuperação, informou a Casa Branca.

Abrigos foram criados para milhares de famílias retiradas de suas casas, enquanto a Guarda Nacional, a polícia local e os moradores que perderam todos os seus bens vasculham os escombros à procura de mais vítimas.

Mais de 2.000 casas e 100 imóveis comerciais foram danificados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade