PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tempestade de inverno se distancia do leste dos EUA, mas mantém temperaturas baixas

6 mar 2015 - 16h11
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Um frio recorde tomou conta dos Estados Unidos nesta sexta-feira, do Texas até Nova York, o que provocou o fechamento de escolas e deu um nó no trânsito, enquanto uma tempestade que deixou cerca de 61 centímetros de neve em certas parte do leste do país tomou o rumo do oceano.

Frio e neve afetam manhã de norte-americanos no distrito financeiro de Nova York, nos Estados Unidos, na quinta-feira. 05/03/2015
Frio e neve afetam manhã de norte-americanos no distrito financeiro de Nova York, nos Estados Unidos, na quinta-feira. 05/03/2015
Foto: Brendan McDermid / Reuters

As previsões indicam temperaturas entre 10 e 30 graus abaixo do normal durante toda a sexta-feira no leste e no sul do país e em um frio incomum durante o fim de semana.

A neve e o clima inóspito forçaram o cancelamento das aulas nas áreas metropolitanas de Nova York e do distrito de Columbia.

Pouco menos de 800 voos foram cancelados e quase 2.300 atrasaram em todo o país na tarde desta sexta-feira, de acordo com o site FlightAware.com. Na quinta-feira, houve 4.957 cancelamentos e 4.528 atrasos.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) alertou para enchentes e aconselhou os usuários de transporte público do vale do baixo Mississippi a tomarem cuidado com as condições nas estradas devido à neve, ao gelo e ao lodo.

As baixas temperaturas quebraram recordes nos Estados de Texas, Arkansas, Louisiana, Mississippi, Kentucky, Ohio, Illinois, Michigan, Maryland, Virginia, Pensilvânia e Nova York, segundo Bruce Terry, meteorologista do NWS.

“Mesmo no extremo sul está muito, muito frio”, disse Terry. “Teremos mais uma noite fria hoje. Mas estamos no fim deste período de frio recorde.”

Saranac Lake, nas Montanhas Adirondack, em Nova York, era o local mais frio do país nesta sexta-feira, quando os termômetros registram menos 33 graus Celsius, afirmou ele.

Outras cidades que tiveram recordes negativos foram Detroit (-17ºC), rompendo a marca anterior de -16ºC atingida em 1901, e Austin, no Texas, que chegou a -6ºC, quebrando o recorde prévio de -2ºC estabelecido em 2011.

No Estado do Kentucky, onde as cidades ficaram soterradas debaixo de até 58 centímetros de neve, o governador Steve Beshear declarou estado de emergência na quinta-feira, quando o tráfego foi interrompido nas rodovias interestaduais e os motoristas ficam isolados.

Caminhões foram removidos da rodovia I-65 de quinta para sexta-feira, e o trânsito se arrastava na principal via de tráfego na manhã de sexta-feira.

Partes de Massachusetts receberam até 19 centímetros de neve, mas Boston só teve um pouco de precipitação, disse Bob Oravec, meteorologista do NWS. A cidade só precisava de cinco centímetros de neve para quebrar seu recorde anual de quase 274 centímetros, estabelecido em junho de 1996.

(Por Ian Simpson e Curtis Skinner; Reportagem adicional de Barbara Goldberg, Laila Kearney, em Nova York; e Steve Bittenbender, no Kentucky)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade