PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tempestade atinge os EUA com frio polar, fortes ventos e muita neve

3 jan 2014 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
As condições atmosféricas, que devem piorar com o passar das horas, já provocaram o fechamento de várias estradas e podem obrigar à suspensão do serviço de trens e ônibus em certas zonas do nordeste e do meio oeste do país para evitar possíveis riscos
As condições atmosféricas, que devem piorar com o passar das horas, já provocaram o fechamento de várias estradas e podem obrigar à suspensão do serviço de trens e ônibus em certas zonas do nordeste e do meio oeste do país para evitar possíveis riscos
Foto: EFE

A primeira grande tempestade de inverno de Estados Unidos, chamada Hércules, atinge nesta sexta-feira o nordeste do país com frio polar, fortes ventos e grande quantidade de neve, o que obrigou vários estados a declarar situação de emergência, o cancelamento de milhares de voos e o fechamento das escolas em um terço do país. A tempestade, que já deixou mais de 45 centímetros de neve em alguns pontos, provocou o cancelamento de mais de 2 mil voos e atrasos em outros 7 mil, em um dia especialmente complicado para os aeroportos de Chicago, Nova York, Boston e Washington.

O mal tempo e a ameaça de que a tempestade se intensifique hoje obrigou os Estados de Nova York e Nova Jersey a declarar situação de emergência. O aeroporto de Boston cancelou todos os voos desde a manhã de ontem até o meio-dia de hoje e no norte da capital de Massachusetts, em Boxford, o acúmulo de neve chegou a 53 centímetros.

A Guarda Nacional e a polícia estadual de Massachusetts permanecem em alerta para eventuais inundações nas áreas litorâneas mais vulneráveis, mas, por enquanto, não foi ordenada nenhuma evacuação. A tempestade Hércules, que afetará mais de 100 milhões de pessoas no nordeste e meio oeste dos EUA, obrigou o fechamento dos colégios nesta sexta-feira na Filadélfia e em Boston, além da suspensão das atividades extraescolares em outros estados como Nova York.

Devido à intensa tempestade, os serviços públicos estaduais não essenciais de Massachusetts e Nova Jersey permanecerão fechados nesta sexta-feira, uma recomendação que as autoridades estenderam para as empresas privadas. As condições atmosféricas, que devem piorar com o passar das horas, já provocaram o fechamento de várias estradas e podem obrigar à suspensão do serviço de trens e ônibus em certas zonas do nordeste e do meio oeste do país para evitar possíveis riscos.

A tempestade, que se estende do vale do Mississipi até a costa atlântica, trouxe ao nordeste do país uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas até mínimos históricos, o que deixará os termômetros abaixo de zero durante os próximos dias em boa parte da costa leste. No fim da tarde de ontem caíram os primeiros flocos de neve sobre a Casa Branca, mas a capital dos EUA não receberá mais de 12 centímetros de neve, no entanto, deverá enfrentar fortes ventanias e temperaturas glaciais.

A primeira grande tempestade do inverno de 2014 é também o primeiro grande desafio do recém-empossado prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, no comando de uma cidade que sofreu os maiores colapsos da história dos Estados Unidos devido a esses fenômenos atmosféricos. De Blasio, assim como fizeram ao longo da quinta-feira outras autoridades do nordeste do país, pediu aos cidadãos que fiquem em casa na medida do possível por causa das más condições do tempo, com neve, frio e vento.

A cidade de Nova York deve mobilizar um pequeno Exército para enfrentar a tempestade Hércules: 1.700 máquinas limpadoras de neve e outros 450 veículos para espalhar sal no centro urbano que pode registrar um colapso das comunicações durante as próximas horas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade