PUBLICIDADE

Taxa de obesidade nos EUA quase estável pela primeira vez em 30 anos

16 ago 2013 - 14h19
(atualizado às 19h01)
Compartilhar

Depois de 30 anos de crescimento, a taxa de obesidade em adultos se manteve estável no ano passado em quase todos os 50 estados americanos, de acordo com um relatório anual divulgado nesta sexta-feira.

O Arkansas foi a única exceção a uma tendência que oferece um vislumbre de esperança de que os americanos podem finalmente sair vitoriosos de sua luta contra o excesso de peso.

Treze estados já têm taxas de obesidade em adultos acima de 30%, com Louisiana (34,7%), Mississippi (34,6%) e Arkansas (34,5%) no topo da lista.

O Colorado, com 20,5%, registrou a menor taxa de obesidade - o que ainda é considerado um valor alto se comparado com o de 1980, quando nenhum estado havia registrado uma taxa acima de 15%.

Os dados foram divulgados no estudo "F as in Fat: How Obesity Threatens America's Future", produzido pela organização sem fins lucrativos Trust for America's Health e pela Robert Wood Johnson Foundation.

"Embora taxas estáveis de obesidade na idade adulta possam sinalizar que os esforços de prevenção estão começando a produzir alguns resultados, os números continuam extremamente altos", disse Jeffrey Levi, diretor-executivo da Trust, um grupo de defesa da saúde pública.

Mesmo que as taxas atuais permaneçam estáveis, o envelhecimento de "baby boomers" com doenças relacionadas à obesidade - e um número crescente de americanos extremamente obesos - irão pesar fortemente sobre o sistema de saúde do país, disse em um comunicado.

A obesidade é geralmente mais alta nas regiões Sul e Centro-Oeste, entre aqueles que não concluíram o ensino médio e entre os que ganham menos de US$ 25.000 por ano, de acordo com o relatório.

No início deste mês, novos dados dos Centros de Controle de Doenças revelaram um leve declínio da obesidade entre crianças de baixa renda na fase pré-escolar pela primeira vez em décadas.

O relatório pode ser acessado no site www.healthyamericans.org.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade