PUBLICIDADE

Estados Unidos

Suspeito do massacre do Colorado era estudante 'tranquilo e solitário'

20 jul 2012 - 17h49
(atualizado às 18h18)
Compartilhar

O suspeito de ser autor do massacre realizado durante a estreia do último filme do Batman em um cinema próximo a Denver, no Colorado, oeste dos Estados Unidos, foi descrito nesta sexta-feira como um estudante de Medicina de 24 anos, considerado uma pessoa solitária desde a sua infância no sul da Califórnia.

Atirador mata ao menos 12 em estreia do filme do Batman nos EUA:

Veja casos de atiradores solitários

James Holmes estuda neurociências desde junho de 2011 na Universidade do Colorado, mas queria abandonar a carreira, segundo um porta-voz da instituição citado pelo jornal The Denver Post.

Em uma foto divulgada pela universidade, Holmes aparece sorrindo com uma camiseta laranja e ligeiramente despenteado. Em outra foto, de seu anuário da escola secundária em San Diego, Holmes veste uma roupa escura, com um sorriso aberto. O jovem se formou na escola secundária Westview High School em San Diego em 2006.

O FBI descreveu Holmes como um homem branco, de 1,90 metro de altura, nascido em 13 de dezembro de 1987, sem antecedentes criminais ou vínculo com grupos terroristas. A polícia de Aurora, Colorado, cidade onde ocorreu a matança, informou aos jornalistas que o único registro em seu histórico na cidade era uma multa por excesso de velocidade em 2011.

Em uma solicitação para alugar um apartamento do início de 2011, Holmes se descreveu como um estudante "tranquilo e de convívio fácil", indicou o Denver Post em seu website.

"Ninguém o conhecia. Ninguém", afirmou um estudante de Farmacologia em declarações ao Denver Post. O rapaz mora no mesmo prédio que Holmes em Aurora, reservado para estudantes de Medicina, professores e funcionários da universidade.

O estudante, que disse apenas se chamar Ben, contou que Holmes era uma pessoa reservada, que nem ao menos cumprimentava as pessoas no corredor.Ben também informou que havia chamado a polícia pouco depois da meia-noite - mesma hora do massacre durante uma sessão da estreia do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" - para se queixar da música alta que vinha do apartamento de Holmes.

Ben afirmou que parecia tocar a mesma canção todo o tempo.Tom Mai, um vizinho da família de Holmes em San Diego, lembrou ao San Diego Union-Tribune de quando Holmes era um adolescente tímido que não brincava nem se relacionava com outros jovens do bairro.

Mai disse que faz dois anos desde a última vez que viu Holmes, quando ele voltava para casa durante as férias de verão da universidade, destacou o jornal em sua página na internet. "A família era amável e estava envolvida com uma igreja presbiteriana", acrescentou Mai.

Holmes se formou na Universidade da Califórnia, Riverside, em 2010, especializando-se em Neurociências, segundo a diretora de comunicação da instituição, Kris Lovekin, que disse não poder dar outras informações sobre o ex-aluno.

Fontes judiciais locais consultadas pelo Union-Tribune indicaram que Holmes não tem questões jurídicas anteriores ou pendentes em San Diego. O website Mashable.com, que supervisiona redes sociais, disse que Holmes era "um fantasma on-line", não tinha perfis em mídias como o Facebook ou Twitter, ainda que pessoas com este mesmo sobrenome tenham sido bombardeadas de mensagens.

Em um comunicado, a família de Holmes disse estar cooperando com os investigadores. "Ainda estamos processando as informações e agradecemos se as pessoas respeitarem nossa privacidade", declarou a família Holmes, depois de a mãe do jovem, Arlene Holmes, confirmar que seu filho era o suspeito do tiroteio que deixou 12 mortos e 59 feridos.

Atirador mata 12 em estreia do Batman
Um homem abriu fogo em uma sala de cinema durante a estreia de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em Aurora, no Estado americano do Colorado, na madrugada de sexta-feira, dia 20. Doze pessoas morreram e outras 59 ficaram feridas. O atirador, identificado como James Eagen Holmes, 24 anos, foi preso no estacionamento. Ao ser detido pelas autoridades, ele teria dito que era o Coringa. Mais tarde, a polícia vasculhou o apartamento do suspeito e encontrou explosivos. Obama declarou luto nacional por seis dias.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade