PUBLICIDADE

Estados Unidos

Suspeito de ataques em Boston está acordado e responde questões

21 abr 2013 - 21h22
(atualizado em 22/4/2013 às 07h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Agentes federais começaram na noite deste domingo a interrogar Dzhokhar Tsarnaev, suspeito de ser coautor dos atentados de Boston da segunda-feira passada junto a seu irmão Tamerlan, e, segundo informaram vários meios de imprensa americanos, ele está respondendo às perguntas.

A rede NBC assegurou que Tsarnaev, 19 anos, está começando a responder a uma equipe especializada de investigadores federais de maneira escrita, já que o jovem tem lesões na garganta causadas durante o tiroteio no qual seu irmão morreu na noite de quinta para sexta-feira.

Por sua vez, a rede ABC aponta que as questões do interrogatório até o momento se centraram em se os dois irmãos pertenciam a uma célula terrorista de caráter internacional.

Ainda se desconhece, por enquanto, se foram lidos os direitos básicos para o jovem, conhecidos como "Miranda rights".  Antes de começar o interrogatório, este assunto levantou polêmica, já que tal exceção é aplicada quando a segurança pública está em perigo, algo que as autoridades já descartaram após a detenção do suspeito.

A princípio, as autoridades não fizeram a leitura dos direitos de Dzhokhar, dessa forma negando a ele o direito de permanecer em silêncio quando for interrogado e visando tirar mais informações do suspeito para elucidar como e porque os irmãos cometeram os atentados.

A ABC também assegura, baseando-se em fontes ligadas ao caso, que o detido sabe que seu irmão morreu durante o tiroteio posterior à perseguição das forças de segurança contra ambos na noite da quinta-feira.

Em relação a seus problemas na garganta, fator que complica suas respostas com maior agilidade às perguntas dos agentes federais, o jornal The New York Times diz que as autoridades acreditam que a lesão foi feita por ele mesmo em uma tentativa de suicídio, levando em conta as feridas sofridas. A princípio se pensava que Dzhokhar as teria sofrido durante o tiroteio no qual seu irmão morreu.

O Departamento de Justiça americano tinha rejeitado anunciar a apresentação de acusações neste domingo, depois que a sedação do rapaz foi retirada. Após ele recuperar a consciência, comprovaram que seu estado continuava sendo grave, por isso voltaram a sedá-lo. No entanto, levando em conta as últimas informações sobre seu estado, vários meios de imprensa apontam que é possível que as acusações sejam apresentadas nesta segunda-feira.

Dzhokhar poderia ser acusado de assassinato no Estado de Massachusetts, onde não há pena de morte, mas em nível federal poderia enfrentar acusações de terrorismo, em cujo caso poderia ser condenado à pena capital.

As autoridades disseram que possivelmente ele e seu irmão mais velho estavam preparando mais ataques, tendo em vista o abundante armamento e munição que foram encontrados nas buscas.

A promotora federal Carmen Ortiz é a encarregada de preparar a apresentação das acusações, que poderiam ter de ser formalizadas no quarto do hospital Beth Israel no qual Dzhokhar está internado.

Ainda não se sabe se Carmen e o Departamento de Justiça consideram Dzhokhar, naturalizado americano, como um criminoso dentro do sistema de justiça ordinário ou como um "combatente inimigo", da mesma forma que os suspeitos da Al-Qaeda que continuam detidos na prisão da base naval americana de Guantánamo (Cuba).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade