PUBLICIDADE

Estados Unidos

Soldados bloqueiam acessos às embaixadas ocidentais em Sanaa

Por causa da ameaça, os Estados Unidos fecharam várias embaixadas e consulados neste domingo

4 ago 2013 - 17h19
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados bloquearam estradas que dão acesso às embaixadas ocidentais em Sanaa, no domingo, depois de uma advertência dos Estados Unidos de um possível grande ataque terrorista no Oriente Médio, que levou ao fechamento de muitas missões diplomáticas no Iêmen e missões dos EUA em vários outros países árabes.

A segurança no Iêmen, que abriga a ala mais ativa da Al-Qaeda, se tornou uma preocupação global, assim como nos países Península Arábica ao longo da fronteira com a Arábia Saudita, um aliado dos EUA e maior exportador de petróleo do mundo.

Nos distritos do leste de Sanaa, soldados iemenitas fecharam estradas ao redor das embaixadas britânica e dos EUA, disseram testemunhas, permitindo que apenas os moradores passassem após verificações rigorosas. Tropas com rifles automáticos faziam a segurança do lado de fora da embaixada francesa.

"Há um alto nível de coordenação com o lado americano, e foram tomadas estas medidas devido a temores de ataques da Al-Qaeda", disse um oficial da segurança iemenita à Reuters.

A embaixada francesa foi fechada no domingo, seguindo o exemplo da Grã-Bretanha e Alemanha, que fecharam suas missões depois que os Estados Unidos informaram que estavam fechando mais de uma dúzia de missões no Oriente Médio e na África.

A segurança também foi reforçada ao redor do Palácio Presidencial, em Sanaa, bem como perto da embaixada saudita no centro da capital do Iêmen, causando grandes engarrafamentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade