PUBLICIDADE

Estados Unidos

Soldado mutilado no Iraque recebe 2 braços em transplante nos EUA

28 jan 2013 - 19h58
(atualizado às 20h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Um soldado americano que perdeu os membros inferiores e superiores em uma explosão no Iraque em 2009 recebeu dois braços em um transplante bem sucedido. A cirurgia foi realizada no mês passado no hospital Johns Hopkins em Baltimore, no leste dos EUA, mas a informação só foi divulgada nesta segunda-feira.

O soldado, que teve a identidade mantida em sigilo, é uma das sete pessoas nos Estados Unidos que conseguiram fazer um transplante com estas características, acrescentou o hospital universitário. Ele recebeu os braços de um doador falecido durante uma cirurgia, em dezembro, e o procedimento foi seguido de um inovador tratamento para evitar a rejeição do organismo aos novos membros.

Este tratamento implica em transplantar células da medula óssea do doador, acrescentou o hospital. A técnica permite reduzir os tratamentos anti-rejeição que podem causar complicações, inclusive infecções. O primeiro transplante mundial de dois braços foi realizado em 2008 na Alemanha.

Para este transplante duplo de membros superiores, os cirurgiões uniram ossos, vasos sanguíneos, músculos, tendões, nervos e pele do receptor aos do doador. O paciente também aceitou participar de um estudo sobre este novo tratamento contra a rejeição, patrocinado pelo Instituto das Forças Armadas para a Medicina Regenerativa (AFIRM, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade