PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden diz que deporia na Alemanha sobre suposta espionagem dos EUA

31 out 2013 - 19h49
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Edward Snowden, o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos que revelou vários programas de espionagem, está disposto a depor como testemunha perante a Justiça e o Parlamento da Alemanha, informou nesta quinta-feira o site do jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

Snowden, que se encontra asilado em Moscou, informou desta decisão em reunião secreta que manteve hoje na capital russa com o parlamentar dos Verdes e membro da comissão de segredos oficiais do Bundestag (câmara baixa), Hans-Christian Ströbele.

Segundo Ströbele, "Snowden está são e com bom aspecto" e "deixou claro que sabe muita coisa".

Além disso, o parlamentar disse que Snowden lhe entregou uma carta para o governo alemão, o Bundestag e a Procuradoria Geral.

No entanto, o ex-técnico da NSA, que com suas informações provocou a maior crise diplomática dos EUA com seus aliados em décadas, disse a Ströbele que devido a sua complicada situação - os EUA retiraram seu passaporte - não poderá depor pessoalmente.

Alemanha e EUA têm um acordo de extradição assinado e Washington já enviou ao governo alemão de forma preventiva uma solicitação de extradição de Snowden.

Uma alternativa simples, esclarece o Süddeutsche Zeitung, seria um depoimento a distância, desde Moscou, como propôs o próprio Ströbele na reunião.

Outra, lembra o jornal, factível, mas mais complexa legal e diplomaticamente, seria a concessão a Snowden de uma permissão de residência para "salvaguardar os interesses políticos da Alemanha".

A reunião entre Snowden e Ströbele transcorreu entre fortes medidas de segurança, e o parlamentar alemão foi levado por agentes secretos em um veículo com vidros escuros de seu hotel até o lugar onde se encontra o ex-técnico da NSA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade