PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden deixa Hong Kong rumo a Moscou, mas destino final é incerto

23 jun 2013 - 08h25
Compartilhar

O ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana), Edward Snowden, deixou Hong Kong neste domingo rumo a Moscou em um voo comercial, revelou o jornal "South China Morning Post", um dia após os Estados Unidos solicitarem formalmente sua extradição.

Snowden partiu da antiga colônia britânica em um voo da companhia aérea russa Aeroflot às 11h04 (0h04 de Brasília) que deve aterrissar no Aeroporto Internacional Shermetyevo, na capital russa, às 17h15 (10h15 de Brasília).

Segundo as fontes, Snowden estará de passagem em Moscou para continuar possivelmente rumo a Havana, embora alguns meios de comunicação tenham afirmado que poderia seguir viagem a Equador ou Islândia.

"Estamos precisando a informação. Segundo alguns dados, Snowden pode passar por Moscou como passageiro em trânsito", disse à agência "Interfax" um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.

Dmitri Peskov, porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, que há alguns dias declarou que a Rússia estudaria um pedido de asilo de Snowden, disse hoje que não sabe nada sobre a viagem a Moscou do ex-técnico da CIA.

"Não sei nada. Soube disso agora por vocês", comentou Peskov em entrevista à rádio "Russkaya Sluzhba Novostei".

Por sua parte, o Wikileaks revelou neste domingo que ajudou Snowden a deixar Hong Kong. Em sua conta no Twitter, o portal fundado pelo australiano Julian Assange informou que "ajudou no asilo político" do ex-técnico da CIA, "facilitando documentos de viagem e uma saída segura rumo a um país democrático".

Em um texto divulgado ontem pelo Wikileaks também no Twitter, Julian Assange, refugiado há um ano na embaixada equatoriana em Londres, afirmou que a acusação apresentada pelos EUA contra Snowden "está destinada a intimidar a qualquer país que possa estar considerando defender seus direitos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade