PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden baixou segredos da NSA quando trabalhava na Dell, dizem fontes

15 ago 2013 - 21h13
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O norte-americano Edward Snowden começou a coletar documentos sobre os programas de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos na época em que trabalhava na Dell, em abril de 2012, quase um ano antes do que havia sido anteriormente revelado, segundo autoridades norte-americanas e outras fontes familiarizadas com o assunto.

Snowden, que fugiu dos EUA antes de revelar as atividades secretas e no começo de agosto recebeu asilo de um ano na Rússia, trabalhou na Dell de 2009 até o começo de 2013, período em que prestou serviços em instalações da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) nos EUA e no Japão.

As fontes disseram, sob anonimato, que Snowden trabalhava para a Dell quando baixou as informações sobre os programas da NSA e da Sede de Comunicações Governamentais da Grã-Bretanha. Ele teria deixado pegadas eletrônicas que indicaram quando acessou os documentos.

O porta-voz da fabricante de computadores, David Frink, não quis comentar o período em que Snowden trabalhou na empresa, alegando que um "cliente" da Dell, supostamente a NSA, havia solicitado à empresa para que não falasse publicamente sobre esse ex-funcionário.

Desde que Snowden revelou os programas secretos de espionagem eletrônica e telefônica, em junho, o grande foco era o período de três meses que ele passou como funcionário da empresa Booz Allen Hamilton, também prestando serviços às agências de inteligência. A passagem dele pela Dell teve pouca atenção.

Parlamentares vinham questionando como um administrador de sistemas, em um cargo de relativamente baixo escalão, conseguiu ter acesso a tantos documentos secretos sem despertar suspeitas. Alguns deputados e senadores disseram que esse caso representa uma das maiores violações de sigilo na história dos EUA.

A notícia de que Snowden teria recolhido os documentos na época em que trabalhou na Dell deve intensificar a pressão para que as agências de inteligência dos EUA endureçam os protocolos de segurança a fim de evitar futuros vazamentos.

A NSA disse que pretende reforçar o controle sobre materiais sigilosos e adotar um maior rigor nos procedimentos para o acesso e download desse tipo de arquivo.

Parte do material que Snowden baixou em abril de 2012, quando estava na Dell, dizia respeito à coleta de informações pela NSA em cabos de fibra óptica, inclusive cabos transoceânicos, segundo essas fontes.

Snowden diz que trocou a Dell pela Booz Allen Hamilton em março deste ano especialmente para poder ter acesso a documentos secretos adicionais que pudessem ser entregues à imprensa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade