PUBLICIDADE

Estados Unidos

Senador Marco Rubio anuncia candidatura à Casa Branca

13 abr 2015 - 19h25
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador republicano de origem latina Marco Rubio confirmou nesta segunda-feira sua candidatura à indicação de seu partido para a corrida à Casa Branca em 2016, segundo vários meios de comunicação americanos.

Filho de imigrantes cubanos, o senador conservador pela Flórida (sudeste), de 43 anos, oficializou sua candidatura à indicação republicana às 18H00 locais (19h00 de Brasília) em um ato em Miami, no qual pediu uma nova liderança que não esteja "ancorada no século XX".

Mais cedo, meios de comunicação reportaram que Rubio disse a colaboradores em uma teleconferência nesta segunda-feira que buscará a Presidência como um candidato da nova geração, para se diferenciar de outros postulantes, como a democrata ex-secretária de Estado Hillary Clinton ou o ex-governador republicano da Flórida Jeb Bush.

Ele afirmou à emissora ABC News sentir que é o candidato mais qualificado para chefiar a Casa Branca, apesar de Hillary e Bush terem mais experiência política.

"Eu penso que o século XXI pode ser o século americano, e eu acredito que eu posso liderar este país nesta direção", afirmou Rubio.

"Eu posso ajudar a fazê-lo no Senado. (Mas) eu posso liderar como presidente", acrescentou.

Eleito ao Senado em 2010 na onda do movimento ultraconservador Tea Party, Rubio teve uma ascensão política meteórica, o que o tornou favorito de certos setores republicanos, embora nas pesquisas esteja atrás de outros candidatos do partido mais conhecidos, como Bush.

Se eleito, se tornará o primeiro presidente de origem latina nos Estados Unidos.

Antes de Rubio, já confirmaram suas candidaturas para a indicação republicana seus colegas no Senado Ted Cruz, do Texas, também de origem cubana, e Rand Paul, do Kentucky, herdeiro da ideologia libertária, uma corrente conservadora que defende um Estado mínimo e máximas liberdades individuais.

Em um comunicado, Cruz deu as boas vindas a Rubio à disputa presidencial, afirmando que ele ajudará "a elevar o debate para todos nós".

Enquanto Hillary Clinton tem poucos sérios concorrentes no Partido Democrata - o vice-presidente Joe Biden e o ex-governador de Maryland, Martin O'Malley, expressaram interesse, mas fizeram pouco efetivamente -, mais alguns republicanos podem entrar em cena, incluindo o governador do Wisconsin, Scott Walker, e o ex-governador do Texas, Rick Perry.

Se Bush, ex-governador da Flórida, além de irmão e filho de dois ex-presidentes, entrar na corrida presidencial como esperado, seu duelo contra seu ex-afilhado Rubio pode marcar a campanha no ano que vem.

As primárias irão ocorrer no início de 2016, enquanto as presidenciais estão marcadas para novembro deste ano.

Rubio, que costuma se apresentar como a personificação do "sonho americano", quer levar os eleitores para além da dinâmica dinástica Bush-Clinton, que tem governado a política nacional por grande parte das últimas três décadas.

Jovem, carismático e articulado em várias questões, Rubio espera transcender a reputação do Partido Republicano de ter dificuldade em se conectar com eleitores jovens, hispânicos e afro-americanos.

Rubio é um falcão na política externa, favorito do Tea Party, com potencial para atrair votos conservadores.

Mas ele irritou os conservadores há dois anos, quando ajudou a elaborar uma reforma migratória bipartidária que teria aberto o caminho para a cidadania a milhões de trabalhadores sem documentos, um plano diante do qual ele recuou antes do fracasso do projeto na Câmara dos Representantes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade