PUBLICIDADE

Estados Unidos

Senador Marco Rubio anuncia candidatura à Casa Branca

13 abr 2015 - 18h12
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador republicano de origem latina Marco Rubio confirmou nesta segunda-feira sua candidatura à indicação de seu partido para a corrida à Casa Branca em 2016, segundo vários meios de comunicação americanos.

Filho de imigrantes cubanos, o senador conservador pela Flórida (sudeste) de 43 anos oficializará sua candidatura à indicação republicana às 18H00 locais (19h00 de Brasília) em um ato em Miami.

Os meios de comunicação reportaram que Rubio disse a colaboradores em uma teleconferência nesta segunda-feira que buscará a Presidência como um candidato da nova geração, para se diferenciar de outros postulantes, como a democrata ex-secretária de Estado Hillary Clinton ou o ex-governador republicano da Flórida Jeb Bush.

Ele afirmou à emissora ABC News sentir que é o candidato mais qualificado para chefiar a Casa Branca, apesar de Hillary e Bush terem mais experiência política.

"Eu penso que o século XXI pode ser o século americano, e eu acredito que eu posso liderar este país nesta direção", afirmou Rubio.

"Eu posso ajudar a fazê-lo no Senado. (Mas) eu posso liderar como presidente", acrescentou.

Eleito ao Senado em 2010 na onda do movimento ultraconservador Tea Party, Rubio teve uma ascensão política meteórica, o que o tornou favorito de certos setores republicanos, embora nas pesquisas esteja atrás de outros candidatos do partido mais conhecidos, como Bush.

Se eleito, se tornará o primeiro presidente de origem latina nos Estados Unidos.

Antes de Rubio, já confirmaram suas candidaturas para a indicação republicana seus colegas no Senado Ted Cruz, do Texas, também de origem cubana, e Rand Paul, do Kentucky, herdeiro da ideologia libertária, uma corrente conservadora que defende um Estado mínimo e máximas liberdades individuais.

Em um comunicado, Cruz deu as boas vindas a Rubio à disputa presidencial, afirmando que ele ajudará "a elevar o debate para todos nós".

Enquanto Hillary Clinton tem poucos sérios concorrentes no Partido Democrata - o vice-presidente Joe Biden e o ex-governador de Maryland, Martin O'Malley, expressaram interesse, mas fizeram pouco efetivamente -, mais alguns republicanos podem entrar em cena, incluindo o governador do Wisconsin, Scott Walker, e o ex-governador do Texas, Rick Perry.

Se Bush, ex-governador da Flórida, além de irmão e filho de dois ex-presidentes, entrar na corrida presidencial como esperado, seu duelo contra seu ex-afilhado Rubio pode marcar a campanha no ano que vem.

As primárias irão ocorrer no início de 2016, enquanto as presidenciais estão marcadas para novembro deste ano.

Rubio, que costuma se apresentar como a personificação do "sonho americano", quer levar os eleitores para além da dinâmica dinástica Bush-Clinton, que tem governado a política nacional por grande parte das últimas três décadas.

Jovem, carismático e articulado em várias questões, Rubio espera transcender a reputação do Partido Republicano de ter dificuldade em se conectar com eleitores jovens, hispânicos e afro-americanos.

Rubio é um falcão na política externa, favorito do Tea Party, com potencial para atrair votos conservadores.

Mas ele irritou os conservadores há dois anos, quando ajudou a elaborar uma reforma migratória bipartidária que teria aberto o caminho para a cidadania a milhões de trabalhadores sem documentos, um plano diante do qual ele recuou antes do fracasso do projeto na Câmara dos Representantes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade