PUBLICIDADE

Estados Unidos

Senador dos EUA diz que Putin está agindo como "valentão da escola"

4 ago 2013 - 14h37
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Um importante senador do partido Democrata americano disse neste domingo que as relações entre os Estados Unidos e a Rússia tornaram-se "venenosas" e pediu que o presidente dos EUA, Barack Obama, considere transferir a reunião do G20, no mês que vem, da cidade russa de São Petersburgo.

Charles Schumer, classificado como o terceiro senador democrata do Senado e importante aliado de Obama, acusou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de tentar antagonizar os EUA ao conceder ao fugitivo norte-americano Edward Snowden asilo por um ano.

"O presidente Putin está se comportando como um valentão da escola", disse Schumer em programa transmitido no canal de televisão CBS. "Em minha experiência, aprendi que a menos que você enfrente esse valentão, eles pedem mais e mais e mais."

Ele disse que Obama deveria cancelar planos para se encontrar com Putin em Moscou para uma cúpula bilateral no próximo mês, que deve ocorrer durante a viagem do presidente dos EUA à Rússia para a reunião do G20.

Schumer também disse que vai pedir que Obama "solicite que nossos aliados, se possível" transfiram a cúpula do G20 de São Petersburgo para outro país.

A Casa Branca não deixou claro se Obama vai para em Moscou após a Rússia conceder asilo a Snowden, um ex-funcionário da inteligência procurado nos EUA por divulgar detalhes de programas de vigilância do governo.

Schumer disse que em função da questão envolvendo Snowden, "a relação entre os EUA e a Rússia...está mais venenosa do que em qualquer momento desde a Guerra Fria".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade