PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: seis policiais são acusados pela morte de jovem negro

Freddie Gray morreu em decorrência de ferimentos na coluna vertebral, sofridos ao ser colocado na parte traseira de um carro da polícia

21 mai 2015 - 20h39
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Freddie Gray morreu em 19 de abril, após sua detenção, uma semana antes, pela polícia de Baltimore
Freddie Gray morreu em 19 de abril, após sua detenção, uma semana antes, pela polícia de Baltimore
Foto: Twitter

Um grande júri acusou formalmente nesta quinta-feira seis policias de Baltimore (nordeste dos Estados Unidos) pela morte de Freddie Gray, um homem negro agredido ao ser detido pela polícia, anunciou a procuradora do Estado.

Os seis tinham sido denunciados em 1º de maio e agora enfrentam acusações vinculadas à detenção e morte de Gray, de 25 anos, que faleceu devido a sérios ferimentos na coluna vertebral, sofridos ao ser colocado na parte traseira de uma caminhonete da polícia, em abril.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Um policial enfrenta a acusação de homicídio culposo e poderá pegar uma pena de até 30 anos de prisão. Seus companheiros de farda correm o risco de uma pena máxima de 10 anos.

A procuradora do estado, Marilyn Mosby, disse a jornalistas que o grande júri considerou haver indícios consistentes para acusar os policiais - três brancos e três negros -, acrescentando que sua apresentação perante a corte é aguardada para julho.

"Agora que o grande júri também encontrou juízo de probabilidade para acusar os mencionados policiais com base nas evidências, estes policiais que se presumem inocentes até que se prove a sua culpa, estão chamados a juízo em 2 de julho", disse Mosby.

A morte de Gray ocorreu em 19 de abril, após sua detenção, uma semana antes, pela polícia desta cidade portuária de 620.000 habitantes. O fato gerou protestos e distúrbios que deixaram centenas de estabelecimentos comerciais saqueados, dezenas de policiais feridos e centenas de manifestantes detidos.

O incidente em Baltimore é o último de uma série de casos envolvendo mortes de negros desarmados nas mãos da polícia, como ocorreu em Ferguson (Missouri, centro) e em Nova York (leste), seguidos também de protestos de rua.

EUA abrem investigação sobre polícia de Baltimore:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade