PUBLICIDADE

Estados Unidos

Sandy avança sobre Nova Jersey

29 out 2012 - 22h31
Compartilhar

Sandy chegou à terra na noite desta segunda-feira pela costa de Nova Jersey como ciclone extratropical, informou o Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.

Com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h, o olho de Sandy atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com um boletim especial emitido pelo CNF às 22h00 de Brasília.

As autoridades advertiram para os riscos "sem precedentes" do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de residentes ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste).

As ruas que conduzem ao calçadão costeiro de Atlantic City estão inundadas e na vizinha Ocean City, parte da calçada à beira-mar foi destruída pelas ondas, constatou a AFP.

Zonas costeiras de Long Island (leste de Nova York) e Nova Jersey sofriam com as inundações e um guindaste de um arranha-céus em construção em Manhattan se desprendeu e ficou pendurado precariamente.

Ao menos 300 mil residências do estado de Nova York estavam sem eletricidade na tarde desta segunda-feira devido à chegada do furacão, informou o governador Andrew Cuomo.

Cuomo publicou no Twitter cifras detalhadas sobre a interrupção do fornecimento de energia, que atinge exatamente 312.425 residências no Estado de Nova York.

Ao menos dois reatores nucleares, que geram 50% da eletricidade no estado de Nova Jersey, poderão ser paralisados caso o furacão Sandy ganhe força em seu avanço sobre a costa leste, segundo um porta-voz da empresa Serviços Públicos de Eletricidade e Gás (PSEG).

"Seguimos monitorando a situação", disse Joseph Delmar, porta-voz da PSEG. "Segundo nossos padrões de operação, serão paralisados os reatores (Salem e Hope Creek Unidade 1) diante das seguintes condições: se a velocidade do vento superar os 119 km/h por mais de 15 minutos ou se o nível do rio Delaware passar dos 30,3 metros, já que nossas instalações estão situadas 31,1 metros acima do nível do mar".

Estes dois reatores "funcionam atualmente em plena carga" e geram 49% da eletricidade consumida em Nova Jersey, representando "a segunda maior usina de energia nuclear com objetivos comerciais nos Estados Unidos".

Cerca de 12.000 voos foram cancelados até o momento na região por causa do furacão, deixando dezenas de milhares de pessoas bloqueadas longe de seus lares.

A empresa de avaliação de riscos Eqecat destacou que Sandy pode afetar 60 milhões de americanos e causar danos de até US$ 20 bilhões.

O presidente Barack Obama pôs em alerta seus compatriotas contra a ameaça de Sandy, uma "tempestade grande e poderosa" que pode ter consequências desastrosas no leste dos Estados Unidos, após matar 66 pessoas no Caribe.

Em uma intervenção após reunião com seu comitê de crises na Casa Branca, Obama também instou os moradores das regiões potencialmente ameaçadas que acatem sem hesitar as diretrizes das autoridades locais, particularmente no que diz respeito às evacuações.

O desastre climático que se avizinha interrompeu a campanha presidencial americana a poucos dias das eleições de 6 de novembro.

Tanto Obama quanto o adversário republicano, Mitt Romney, suspenderam compromissos eleitorais.

Os dois candidatos são conscientes da importância política de dar toda a atenção ao que ocorrer com o furacão, devido à memória do desastre provocado pelo Katrina em 2005, cujas consequências devastadoras são lembradas até hoje pelos americanos.

A resposta ao Katrina, que arrasou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi percebida como um fracasso das autoridades, na época chefiadas pelo então presidente George W. Bush, o que marcou o restante de sua presidência.

--- Nova York, Washington e Filadélfia paralisadas ---

-------------------------------------------------------

Segundo os serviços meteorológicos, a extensão da tempestade e a confluência de uma frente fria procedente do Canadá a tornam particularmente perigosa.

As autoridades já declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virgínia e na capital americana.

Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais para a maioria destes estados.

A cidade de Nova York estava paralisada esta segunda-feira, com o sistema de transporte público suspenso desde a noite de domingo, os tribunais e as escolas fechados, e 47 mil residências sem luz.

Trezentas e setenta e cinco pessoas receberam ordem de evacuação das áreas costeiras da cidade no sul de Manhattan, Brooklyn, Queens e Staten Island.

O governador do estado de Nova York resolveu esta segunda-feira fechar os túneis de Manhattan diante da possibilidade de alagamento.

A bolsa de Nova York e o mercado de futuros de Chicago fecharam esta segunda-feira. Wall Street permanecerá fechada na terça.

Washington e Filadélfia também estavam sem transporte público. O serviço de ônibus e trens ao longo da costa foi suspenso, deixando as cidades isoladas.

Os meteorologistas advertem que as águas do porto de Nova York e do canal de Long Island podem subir três metros acima do nível habitual, coincidindo com as marés altas da lua cheia.

No entanto, muitos nova-iorquinos se negavam a acatar as ordens de evacuação e permaneciam em suas casas.

"Se ainda está na zona de evacuação e tem como sair, saia imediatamente. As condições estão se deteriorando muito rapidamente e a 'janela' para que saiam de forma segura está fechando", advertiu o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, destacando que uma mulher ficou ferida esta manhã enquanto praticava esporte em um parque da cidade.

O governador de Maryland (leste), Martin O'Malley, declarou que o furacão atingirá este estado "por pelo menos 24 a 36 horas" a partir da tarde de segunda e causará mortes. Também disse que pelo menos 75.000 lares estão sem eletricidade.

"Sem dúvida haverá mortes causadas pela intensidade da tempestade, pelas inundações, pela maré e pelas ondas. Quanto mais responsavelmente as pessoas agirem, menos mortes haverá", destacou.

Catorze dos 16 tripulantes de um veleiro naufragado em frente à Carolina do Norte (sudeste dos EUA), que deixaram a embarcação à deriva esta segunda-feira no caminho de Sandy, foram resgatados, segundo a Guarda Costeira americana, que encontrou o corpo sem vida de um dos tripulantes e continua procurando o capitão da embarcação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade