PUBLICIDADE

Estados Unidos

Rússia: lei que proíbe adoção por americanos afeta 52 crianças

28 dez 2012 - 10h34
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma fonte do Kremlin informou nesta sexta-feira que 52 crianças que seriam adotadas por americanos terão que ser adotadas por russos, após a promulgação pelo presidente Vladimir Putin da lei que proíbe a adoção de crianças russas por cidadãos dos Estados Unidos.

"Há 52 crianças com adoção pendente atualmente", declarou Pavel Astajov, delegado do Kremlin para os direitos da infância. "Acredito que terão que ser adotadas na Rússia", completou.

Putin promulgou nesta sexta-feira a lei que proíbe a adoção de crianças russas por americanos, uma das medidas mais hostis adotadas por Moscou contra os Estados Unidos desde a Guerra Fria, anunciou o serviço de imprensa do Kremlin.

O texto foi votado pelo Parlamento russo em resposta à "lista Magnitski", uma lei adotada pelo Congresso americano e promulgada pelo presidente Barack Obama contra responsáveis por violações dos direitos humanos na Rússia.

A nova lei russa também prevê a elaboração de uma "lista negra" de americanos indesejáveis na Rússia, como suspeitos de terem violado os direitos de cidadãos russos.

A lista foi produzida, mas não será publicada, informou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, citado pela agência Ria Novosti.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade