PUBLICIDADE

Estados Unidos

Rússia emite documento para Snowden deixar aeroporto

24 jul 2013 - 08h39
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

A Rússia concedeu nesta quarta-feira um documento que permite que Edward Snowden deixe a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde está há mais de um mês, e entre no país, informa a agência de notícias RIA Novosti. 

A agência Interfax afirma que Snowden recebeu das mãos de seu advogado a permissão para deixar o aeroporto e deve sair do local nas próximas horas. "O senhor Anatoli Kucherena (assessor jurídico do fugitivo) entregou a Snowden um pacote com documentos, entre eles o certificado que permite deixar a zona de trânsito e atravessar a fronteira da Rússia", disse a fonte. Mais cedo, a agência havia afirmado que Snowden já estava se preparando para sair e o advogado também lhe entregaria roupas novas para deixar o aeroporto. 

No entanto, a agência Reuters afirma que Kucherena esteve com Snowden nesta quarta e que ele ainda não recebeu os documentos necessários para deixar o aeroporto.

Uma fonte ouvida pela agência EFE disse que Kucherena passou toda a manhã no Serviço Federal de Migração do país, onde esteve há uma semana para pedir o asilo temporário na Rússia.

O ex-técnico da CIA, procurado pela Justiça dos Estados Unidos por revelar uma trama de espionagem em massa dos serviços secretos americanos, completou na terça-feira um mês vivendo no aeroporto de Sheremetievo. 

Snowden abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo dos EUA:

Com informações das agências EFE e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade