PUBLICIDADE

Estados Unidos

Rússia diz que agente da CIA foi flagrado tentando recrutar espião

14 mai 2013 - 10h37
(atualizado às 11h02)
Compartilhar

A Rússia disse na terça-feira que flagrou um funcionário da CIA tentando recrutar um agente russo de inteligência para que colaborasse com os EUA, num incidente que evoca a Guerra Fria e que ameaça perturbar um esforço de reaproximação entre os dois países.

O anúncio ocorre dias depois de uma visita do secretário norte-americano de Estado, John Kerry, à Rússia, ocasião em que os dois governos anunciaram a intenção de realizar uma conferência de paz com a Síria.

O Serviço Federal de Segurança disse que Ryan Fogle, terceiro secretário da embaixada dos EUA em Moscou, foi detido durante a madrugada com um "equipamento técnico especial", um disfarce, uma grande quantia em dinheiro e instruções para recrutar seu alvo.

A FSB, agência russa de inteligência, disse que Fogle trabalhava para a CIA, e que foi entregue a funcionários da embaixada algum tempo depois de ser detido. O embaixador norte-americano Michael McFaul foi convocado pela chancelaria russa para prestar explicações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade