PUBLICIDADE

Estados Unidos

Rússia critica EUA por usar "intervenção militar" como regra

27 set 2014 - 16h09
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, criticou neste sábado a adoção pelos Estados Unidos da intervenção militar como regra para defender seus interesses, em uma clara referência à situação na Síria. "Washington tem declarado abertamente seu direito unilateral de utilizar a força em qualquer lugar para apoiar seus próprios interesses. A intervenção militar tornou-se regra", criticou Lavrov ao discursar na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

<p>Chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que os EUA querem decidir por todos sobre o que é bom ou ruim.</p>
Chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que os EUA querem decidir por todos sobre o que é bom ou ruim.
Foto: Maxim Zmeyev / Reuters

O chanceler ressaltou que isso acontece "apesar do fraco resultado de todas as operações realizadas pelos Estados Unidos nos últimos anos". Em seu discurso, o chefe da diplomacia russa denunciou que a aliança de países ocidentais liderada pelos Estados Unidos nega "o princípio democrático de igualdade entre os Estados" e pretende "decidir por todos o que é bom e o que é ruim".

Para Lavrov, a estabilidade do sistema internacional "foi gravemente abalada pelos bombardeios da Otan na Iugoslávia, pela intervenção no Iraque, pelos ataques contra a Líbia e pelo fracasso da operação no Afeganistão".

Por isso, disse, a atual crise na Ucrânia é consequência dessa "política arrogante". "A situação nessa região revela as profundas falhas sistêmicas que ainda permanecem na arquitetura existente na área Euro-Atlântica", opinou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade