PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney desiste de concorrer à Presidência dos EUA em 2016

30 jan 2015 - 15h38
Compartilhar

Depois de cogitar uma terceira candidatura, o republicano Mitt Romney desistiu de concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 2016 nesta sexta-feira, dizendo a seus apoiadores que é hora de a nova geração de líderes de sua legenda tentar conquistar a Casa Branca.

Mitt Romney faz discurso em San Diego. 16/01/2015.
Mitt Romney faz discurso em San Diego. 16/01/2015.
Foto: Mike Blake / Reuters

“Depois de fazer reflexões consideráveis sobre uma nova candidatura a presidente, decidi que é melhor dar a outros líderes do partido a oportunidade de se tornar nosso próximo indicado”, disse Romney em um comunicado que leu a seus apoiadores em uma teleconferência de Nova York.

Três semana atrás, em uma reunião particular de doadores na mesma cidade, Romney afirmou que poderia entrar na corrida. Na declaração desta sexta-feira, ele disse que a reação à sua potencial candidatura foi tanto surpreendente quanto animadora, e enfatizou sua dianteira em algumas pesquisas.

“Por isso estou convencido de que poderíamos conseguir a indicação, mas percebo claramente que teria sido um teste difícil e uma luta dura”, acrescentou.

O ex-governador do Massachussets teria enfrentado uma competição acirrada por doações com rivais como o ex-governador da Flórida Jeb Bush e mais de uma dezena de outros republicanos que cogitam concorrer à indicação.

Em seu comunicado, Romney disse ainda acreditar que teria a melhor chance de derrotar o eventual indicado democrata por causa de sua mensagem sobre “tornar o mundo mais seguro” e melhorar a economia dos EUA para a classe média.

Ele disse ter sido uma decisão difícil para ele e sua esposa, Ann, “mas acreditamos que é melhor para o partido e a nação”.

(Reportagem adicional de Susan Heavey)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade