PUBLICIDADE

Estados Unidos

Revista Time escolhe papa Francisco como personalidade do ano em 2013

11 dez 2013 - 11h02
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A revista Time escolheu nesta quarta-feira o papa Francisco como personalidade de 2013, ao destacar que, desde sua chegada ao Vaticano, ele mudou "o tom, a preocupação e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo". Depois do Papa, ficou o ex-consultor da NSA, o americano Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo de seu país.

O título, divulgado pela publicação sempre na primeira quinzena de dezembro, elege a pessoa que mais influenciou o  mundo no ano.  O papa Francisco, primeiro latino-americano a comandar a Igreja Católica, foi "uma escolha muito interessante este ano", afirmou Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao anunciar o nome no canal NBC.

"Francisco mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso", disse. Durante os nove meses em que está no cargo, Francisco "se colocou no centro das discussões do nosso tempo", acrescentou.

O Vaticano reagiu com a afirmação de que o anúncio "não é surpreendente, levando em consideração a ressonância e a ampla atenção dada ao papa Francisco e ao início do novo papado", e destacou o "sinal positivo" de que tenha recebido "um dos reconhecimentos mais prestigiosos da imprensa internacional".

"O Papa não busca a fama ou o sucesso porque está a serviço do Evangelho de Deus, de amor para todos. Se a escolha como personalidade do ano significa que as pessoas entenderam, ao menos implicitamente, esta mensagem, então o deixará definitivamente feliz", afirmou o porta-voz da Santa Sé, Francisco Lombardi.

Entre os cinco finalistas estavam ainda a americana Edith Windsor, que venceu um caso na Suprema Corte do país sobre os direitos dos casais homossexuais; o presidente sírio Bashar al-Assad, que permanece no poder apesar das pressões internacionais; e o senador americano Ted Cruz, responsável pela estratégia republicana para forçar a paralisação do governo federal há alguns meses.

A designação de "personalidade do ano" é uma tradição anual da revista Time desde 1927. A figura escolhida ocupa a capa da edição de fim de ano da revista. Em 2012, a personalidade do ano foi o presidente americano Barack Obama, reeleito para o cargo. Em 2011, a personalidade do ano da revista Time foi a figura do "manifestante", em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada "Primavera Árabe".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade