PUBLICIDADE

Estados Unidos

Revisar registros telefônicos é ferramenta contra o terrorismo nos EUA

6 jun 2013 - 10h55
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

A revisão pelas agências de inteligência americanas dos registros telefônicos dos usuários é uma importante ferramenta na luta contra o terrorismo, disse nesta quinta-feira um funcionário da Casa Branca, em resposta a informações da imprensa sobre um monitoramento deste tipo em grande escala.

O funcionário do alto escalão do governo de Barack Obama não confirmou explicitamente as informações sobre a existência de uma ordem judicial que permita esta prática, mas reconheceu que, de fato, ela é levada adiante.

O jornal britânico The Guardian relatou que o operador telefônico Verizon recebeu a ordem de fornecer diariamente à Agência de Segurança Nacional (NSA) informações sobre todas as chamadas telefônicas em seu sistema, tanto dentro dos Estados Unidos quanto entre este e outros países.

O jornal citou uma ordem judicial altamente secreta emitida em abril, da qual indicou ter obtido uma cópia, reproduzida on-line.

"O documento mostra pela primeira vez que sob o governo Obama são recolhidos indiscriminadamente e em grandes quantidades os registros de comunicações de milhares de cidadãos americanos, independentemente de serem ou não suspeitos", disse o The Guardian.

O funcionário da Casa Branca, embora tenha evitado confirmar especificamente que tal atividade ocorra, indicou que o tipo de informação descrita no artigo é uma "ferramente chave" para a proteção do país de ameaças terroristas.

"Isso permite que os funcionários de contraterrorismo descubram se terroristas conhecidos ou suspeitos estiveram em contato com outras pessoas que podem estar envolvidas em atividades terroristas, particularmente pessoas que estão dentro dos Estados Unidos", disse.

De acordo com o The Guardian, a ordem requer a entrega dos números telefônicos de ambas as partes da comunicação, a localização e a duração da chamada, assim como a hora e a identificação. No entanto, não são exigidos os conteúdos da conversa.

A Foreign Intelligence Surveillance Court (FISA) concedeu a ordem ao FBI no dia 25 de abril, por um período de três meses que termina em 19 de julho, acrescentou o jornal.

O funcionário, que ressaltou que as ordens da FISA são classificadas, indicou que "a ordem publicada pelo artigo não permite ao governo ouvir as chamadas telefônicas de ninguém".

Durante o governo do ex-presidente George W. Bush, a NSA, como parte de um programa autorizado secretamente por Bush em outubro de 2001, colocou em prática uma ampla revisão de registros telefônicos, de internet e de e-mails.

Em 2006, o jornal USA Today causou impacto ao informar que a NSA "recolheu secretamente os registros telefônicos de dezenas de milhares de americanos utilizando informação fornecida por AT&T, Verizon e BellSouth" para "analisar padrões de comunicação em um esforço para detectar atividade terrorista".

Segundo o Guardian, "até o momento não há indícios de que o governo de Obama tenha implementado um programa similar".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade