PUBLICIDADE

Estados Unidos

Responsável pelas plataformas petrolíferas nos EUA renuncia

27 mai 2010 - 13h59
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

Elizabeth Birnbaum, responsável pelo Serviço de Gestão de Minerais (MMS), a agência que supervisiona as explorações petrolíferas e de gás nos Estados Unidos renunciou nesta sexta-feira em meio ao pior desastre ecológico ocorrido no país por causa do vazamento no Golfo do México.

Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Ave coberta de petróleo tenta levantar voo junto ao casco de um navio, na região onde acontece o vazamento no Golfo do México
Foto: AP

Um relatório publicado esta semana revelou que os inspetores que deviam garantir a segurança das plataformas petrolíferas que operam no Golfo do México aceitavam convites para jantar, além de entradas para eventos esportivos e outros presentes de representantes do setor.

Ken Salazar, secretário do Departamento do Interior, que faz parte do MMS, disse hoje que Birnbaum renunciou por vontade própria.

Diferentes meios de comunicação, entre eles a rede de televisão CNN, informaram que ela havia sido "despedida".

O Serviço Geológico de EUA, uma agência científica do Governo, disse hoje que o derrame do Golfo do México é o pior na história dos EUA e maior que o provocado pelo acidente do petroleiro Exxon Valdez no Alasca em 1989, que despejou mais de 40 milhões de litros de petróleo na região.

Segundo os cálculos do Serviço Geológico, o poço aberto no Golfo do México cuspiu entre 71 e 147 milhões de litros de petróleo no mar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade