PUBLICIDADE

Estados Unidos

Republicano Chris Christie lança campanha para Presidência dos EUA

30 jun 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Estado norte-americano de Nova Jersey, Chris Christie, iniciou oficialmente sua corrida para buscar a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, oferecendo um discurso sem floreios e com disposição para lidar com os problemas a fim de curar o que considera uma disfunção em Washington.

Governador de Nova Jersey, Chris Christie, anuncia sua pré-candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos durante evento em Livingston nesta terça-feira. 30/06/2015
Governador de Nova Jersey, Chris Christie, anuncia sua pré-candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos durante evento em Livingston nesta terça-feira. 30/06/2015
Foto: Brendan McDermid / Reuters

Christie, antes visto como um dos principais nomes para concorrer à Casa Branca em 2016, agora é apenas considerado uma possibilidade remota. Ele disse que sua dose de franqueza pode ajudar a lidar com a divisão partidária e resolver difíceis problemas políticos.

"Sou sincero no que digo e digo o que tenho que dizer, e isso é o que a América precisa agora", disse Christie a amigos, familiares e apoiadores no lançamento da campanha em seu antigo colégio em Livingston, Nova Jersey. "A verdade e decisões difíceis hoje levarão a crescimento e oportunidade amanhã."

O governador de 52 anos, em seu segundo mandato, criticou lideranças de ambos os partidos e ridicularizou o que chamou de "nervosismo e indecisão e fraqueza no Salão Oval" do presidente norte-americano, o democrata Barack Obama.

"Ambos os partidos falharam com nosso país", disse Christie. "Ambos nos levaram a acreditar que na América, um país construído sob o compromisso, a palavra 'compromisso' é de alguma forma suja."

Christie é o 14º republicano a buscar a nomeação para ser o candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro de 2016. Ele enfrenta o difícil desafio de reconquistar seu antigo status como um dos principais concorrentes.

Ele tem visto seu nome cair nas pesquisas entre pré-candidatos republicanos, retendo apenas um dígito. Seus índices de aprovação em Nova Jersey caíram para novas mínimas em meio a uma série de rebaixamentos de notas de crédito do Estado e fraco crescimento no índice de empregos.

(Reportagem de Luciana Lopez e Hilary Russ)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade