PUBLICIDADE

Estados Unidos

Região central dos EUA entra em novo alerta para tempestades e inundações

Alerta vale para a mesma região onde um tornado deixou pelo menos nove pessoas mortas, mais de 70 feridas e muitos estragos na sexta-feira

1 jun 2013 - 16h34
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Estados americanos de Oklahoma e Missouri sofrem consequências de fortes tempestades
Estados americanos de Oklahoma e Missouri sofrem consequências de fortes tempestades
Foto: Reprodução

As autoridades estenderam neste sábado os alertas de fortes tempestades e inundações no centro dos Estados Unidos de Indiana a Oklahoma, onde um tornado deixou pelo menos nove pessoas mortas, mais de 70 feridas e muitos estragos na sexta-feira.

Menos de duas semanas depois que um tornado da maior magnitude (EF5) na Escala Fujita, matou 24 pessoas e deixou mais de 100 feridas na cidade de Moore, ao sul de Oklahoma City, o primeiro de uma série de tornados no anoitecer de sexta-feira castigou a área de El Reno, no Condado Canadian.

Em todo o Meio Oeste, foram contabilizados até a manhã deste sábado pelo menos 17 tornados e esse número pode subir à medida que as informações forem sendo divulgadas, segundo Kurt Van Speybroeck, do Serviço Meteorológico Nacional.

Hoje mais de 210 mil casas e lojas permanecem sem energia elétrica. Segundo as empresas locais de eletricidade, os cortes afetam cerca de 89 mil assinantes no Missouri, 86 mil em Oklahoma, 31 mil em Illinois, 3 mil em Arkansas, mil no Kansas e 500 em Indiana.

Hoje pela manhã, as autoridades foram, em pequenos botes, socorrer desabrigados isolados pelas inundações na área de Crutcho, a sudeste do Condado Oklahoma.

As tempestades derrubaram postes e cabos da rede elétrica, além de árvores, tombaram caminhões e os ventos de 130 km/h arrancaram parte do teto do Aeroporto Will Rogers World, de Oklahoma City, onde cerca de mil pessoas haviam se escondido em um túnel.

Karen Carney, porta-voz do aeroporto, informou que o edifício teve alguns danos no teto e que o vento empurrou um avião comercial contra uma ponte. Depois das tempestades, que também afetaram pelo menos outros cinco tornados na região durante a noite, vários voos foram cancelados de e para o aeroporto.

O jornal Oklahoman informou que os funcionários do zoológico da cidade estão procurando um lobo vermelho que aparentemente fugiu durante a tempestade, e o parque permanece fechado para o público.

Um porta-voz do hospital de Oklahoma City informou que pelo menos 75 pessoas sofreram ferimentos causados pelos tornados, e uma porta-voz do hospital Integris disse que a rede de clínicas atendeu 77 pessoas feridas.

O porta-voz da Polícia de Oklahoma City, tenente Jay Barnett, disse à imprensa que "a inundação é o problema maior na área metropolitana". "Há áreas da cidade que normalmente não enchem, mas estão inundadas", acrescentou Barnett. Em alguns pontos, as chuvas deixaram uma inundação de 1,20 metro.

As equipes da polícia e da Cruz Vermelha estão percorrendo a área afetada pelo tornado que começou no horário de pico de trânsito e gerou caos na estrada interestadual 40 que liga os subúrbios do leste e do oeste de Oklahoma City.

No condado Macoupin, de Illinois, o vento arrancou o teto de um ginásio escolar e entre 25 e 30 casas tiveram danos maiores, indicaram as autoridades locais. Alguns lances em mais de 200 rotas do Estado ficaram fechados ao trânsito devido às inundações.

Os ventos demoliram algumas casas no condado St. Charles, do Missouri, e as imagens da televisão mostram que os andares mais altos de algumas casas foram destruídos. As tempestades também causaram danos no estádio Family Arena, em St. Charles.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade