PUBLICIDADE

Estados Unidos

"Obama não é Madre Teresa nem Mandela", diz porta-voz

10 dez 2009 - 03h48
(atualizado às 06h27)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admite que não pode ser comparado com personalidades como Madre Teresa de Calcutá ou Nelson Mandela, que também receberam o Prêmio Nobel da Paz, disse nesta quarta-feira o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Obama chega a Oslo para receber Nobel da Paz ao lado de primeira-dama
Obama chega a Oslo para receber Nobel da Paz ao lado de primeira-dama
Foto: AFP

"O presidente compreende e sabe que não está no mesmo nível do ex-presidente sul-africano ou da fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade na Índia, a Madre Teresa", explicou. Gibbs respondeu dessa forma às críticas pelo fato de que Obama receberá o prêmio poucos dias após ter anunciado o envio de mais 30 mil soldados americanos ao Afeganistão, que se somarão aos 60 mil militares que lá estão.

Por sua vez, o conselheiro-adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca e redator dos discursos de Obama, Ben Rhodes, afirmou que o presidente americano sente que a concessão do Nobel "representa uma responsabilidade". Segundo Rhodes, Obama explicará em seu discurso pelo recebimento do prêmio sua percepção de como os EUA devem liderar o mundo e dirá que todos os países devem contribuir, ainda que de forma simples, para a promoção da paz.

A chegada do presidente americano a Oslo (Noruega), onde receberá o prêmio, está prevista para as 5h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade