PUBLICIDADE

Estados Unidos

Quirguistão investiga divulgação de panfletos a favor de Dzhokhar

3 mai 2013 - 12h37
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Os serviços secretos do Quirguistão investigam a distribuição de planfetos nos quais é defendinda a inocência do checheno Dzhokar Tsarnaev, um dos supostos autores dos atentados da maratona de Boston (EUA).

<p>Foto não datada de Dzhokhar Tsarnaev, divulgada pelo FBI</p>
Foto não datada de Dzhokhar Tsarnaev, divulgada pelo FBI
Foto: FBI / Reuters

Segundo informou nesta sexta-feira um porta-voz do Comitê de Segurança à agência russa Interfax, centenas de planfetos foram distrubuídos por todo centro de Biskek, capital da república centro-asiática onde Dzhokhar nasceu em 1993.

"Dzhokhar Tsarnaev é inocente. Rezai por Dzhokhar", diz o planfeto em branco e preto que também possui uma foto do jovem checheno, cujo irmão, Tamerlan, foi morto pelas forças de seguranças americanas.

Além disso, denunciaram que as acusações contra os irmãos são falsas e pedem ajuda e apoio a Dzhokhar, que chegou a ter cidadania quirguiz e ainda se encontra internado em um hospital americano.

Os serviços secretos do Quirguistão, onde os EUA contam com um centro de passagem de mercadorias para abastecer as tropas desdobradas no Afeganistão, buscam os responsáveis pela impressão das folhas.

A família Tsarnaev abandonou o Quirguistão em 2001, quando Dzhokhar tinha 8 anos, para se mudar à república russa do Daguestão, vizinha da Chechênia.

Pouco depois, emigraram aos EUA, onde Dzhokhar se naturalizou americano, algo que não foi conquistado por seu irmão mais velho, Tamerlan, que teria sido o instigador dos atentados terroristas que deixaram três mortos e mais de 200 feridos.

Os pais de Dzhokhar e Tamerlan, que residem no Daguestão, consideram que seus filhos são inocentes e que os serviços secretos norte-americanos os acusam pelo simples fato de serem muçulmanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade