PUBLICIDADE

Estados Unidos

Proposta na Câmara dos EUA mantém ajuda militar ao Egito de US$1,3 bi

18 jul 2013 - 14h25
(atualizado às 14h34)
Compartilhar

Líderes de uma comissão da Câmara de Deputados dos Estados Unidos encarregada de analisar a ajuda dada pelo país ao Egito propuseram nesta quinta-feira que o auxílio militar seja mantido em 1,3 bilhão de dólares no ano que vem sob algumas condições, como planejamento do governo e a realização de eleições.

No entanto, o projeto de lei proposto por líderes republicanos do Subcomitê de Apropriações da Casa, que supervisiona a ajuda externa dada pelos Estados Unidos, não incluiu a assistência econômica anual de 250 milhões de dólares que também tem sido dada ao Egito nos últimos anos.

Isso significa que esse montante de 250 milhões de dólares não foi incluído no ano fiscal de 2014, que começa em 1º de outubro deste ano. Segundo um assessor parlamentar, no entanto, a transferência desse recurso não foi especificamente proibida.

O subcomitê deve se reunir na sexta-feira para começar a debater sobre a proposta, que pode abrir caminho para sua análise pelo plenário do comitê no início da semana que vem.

Autoridades de Washington têm debatido sobre a complicada questão de como lidar com a ajuda anual que os Estados Unidos enviam ao Egito desde que as Forças Armadas depuseram o presidente eleito Mohamed Mursi, no início deste mês.

A lei norte-americana impede o envio de ajuda a países onde aconteceram golpes militares. Parlamentares disseram que cabem ao governo do presidente Barack Obama, não a eles, determinar se o que aconteceu no Egito foi um golpe militar.

(Reportagem de Patricia Zengerle)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade