PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA enfrentam problemas com drones armados no Iêmen

29 jan 2015 - 21h59
(atualizado em 30/1/2015 às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Combatente do grupo Houthi inspeciona um veículo militar tomado do Exército durante confrontos, no lado de fora do palácio presidencial em Sanaa, no Iêmen, nesta quinta-feira. 29/01/2015
Combatente do grupo Houthi inspeciona um veículo militar tomado do Exército durante confrontos, no lado de fora do palácio presidencial em Sanaa, no Iêmen, nesta quinta-feira. 29/01/2015
Foto: Mohamed al-Sayaghi / Reuters

Os Estados Unidos estão enfrentando dificuldades crescentes na aquisição da inteligência necessária para executar o seu programa de drones no Iêmen, minando uma campanha contra a ramificação mais letal da Al Qaeda depois que rebeldes do grupo Houthi assumiram o controle de partes do aparelho de segurança do país, disseram autoridades norte-americanas.

Lacunas na inteligência no terreno podem atrasar a luta dos EUA contra um ressurgimento da Al Qaeda no Iêmen e aumentar o risco de ataques que matam pessoas erradas e estimulam o sentimento antiamericano, o que poderia tornar os militantes ainda mais fortes em áreas onde a Al Qaeda já está avançando.

Os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, têm assumido posições em torno de várias instalações de defesa e inteligência cujas equipes haviam colaborado anteriormente com Washington, cortando as principais fontes de informação para ataques de mísseis disparados por drones, os veículos aéreos não tripulados, afirmaram os funcionários à Reuters.

O tumulto provocado após a queda na semana passada de um governo iemenita apoiado pelos EUA, depois de dias de confrontos na capital, Sanaa, já forçou o Departamento de Estado norte-americano a reduzir o pessoal e as operações na sua embaixada.

Autoridades norte-americanas disseram à Reuters na semana passada que Washington também suspendeu algumas operações de combate ao terrorismo, mas descreveram as medidas como temporárias.

A turbulência também lançou dúvidas sobre o futuro de uma parceria-chave para Washington na luta contra a Al Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês). Foi só em setembro passado que o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou a cooperação com o Iêmen como um modelo no combate ao terrorismo.

A AQAP reivindicou a responsabilidade pelos tiroteios deste mês, em Paris, que mataram 17 pessoas, e o grupo tem sido acusado de planejar ataques contra interesses norte-americanos.

A crise no país mais pobre do mundo árabe ameaça criar um vácuo de poder que pode permitir o crescimento da AQAP, enquanto empurra o Iêmen em direção a um conflito mais amplo entre a maioria muçulmana sunita e a minoria houthi xiita, que é contra os EUA e a Al Qaeda.

Autoridades dos EUA disseram que o treinamento de forças especiais iemenitas está paralisado na capital, embora algumas atividades conjuntas continuavam no sul, região controlada pelos sunitas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade