PUBLICIDADE

Estados Unidos

Presidente da Assembleia de NY é acusado de corrupção

Sheldon Silver teria ocultado "fontes corruptas" de receita externa e usado seu poder e influência para obter milhões de dólares em propinas e favores

22 jan 2015 - 13h23
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente da Assembleia de Nova York, Sheldon Silver, em foto de arquivo</p>
Presidente da Assembleia de Nova York, Sheldon Silver, em foto de arquivo
Foto: Hans Pennink / Reuters

O presidente da Assembleia Legislativa de Nova York, Sheldon Silver, um dos políticos democratas mais poderosos do Estado há mais de duas décadas, foi acusado nesta quinta-feira de fraude, conspiração para cometer fraude e outros crimes após uma longa investigação sobre corrupção, informaram autoridades federais norte-americanas.

Silver, de 70 anos, advogado que exerce o posto de presidente da Assembleia estadual desde 1994, tendo passado por diversos governadores e prefeitos, estava sendo investigado por procuradores federais em Manhattan e pelo FBI. Silver é membro da Casa desde 1977.

No que pode ser o primeiro caso resultante de uma investigação estadual sobre um escândalo de corrupção que foi encerrada abruptamente pelo governador Andrew Cuomo, mas que foi retomada por autoridades federais, Silver foi acusado de tentar ocultar "fontes corruptas" de receita externa.

O político também foi acusado de usar seu poder e influência para obter milhões em propinas e favores.

Se condenado, ele pode pegar até 20 anos de prisão por cada uma das acusações, de acordo com uma porta-voz da procuradoria federal dos EUA.

Silver foi acusado de receber mais de 6 milhões de dólares sem justificativa de duas empresas de advocacia desde 2002, de acordo com a denúncia criminal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade