PUBLICIDADE

Estados Unidos

Prefeito de 4 anos termina mandato em agosto aprovado com louvor nos EUA

21 jul 2013 - 06h58
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Robert "Bobbie" Tufts encerra em poucas semanas um novo ciclo de sua curta vida; o que o levou a se transformar, com apenas quatro anos de idade, no prefeito mais jovem dos Estados Unidos, e se manter à frente da vida política da pequena cidade de Dorset, no Estado de Minnesota.

"Bobbie" adora pescar e não tem pudor de expor sua vida amorosa. Todos os vizinhos conhecem sua namorada, Sophia, a primeira-dama de Dorset. O prefeito leva a sério a máxima do ex-presidente Theodore Roosevelt: "Falo suave, mas levo comigo um grande garrote", e passeia pelas ruas da cidade com um bastão quase tão alto quanto ele.

Tendo, se muito, 20 habitantes - um número que varia caso se leve em conta, ou não, os filhos do pastor, brincam os vizinhos - Dorset elege a cada ano um novo prefeito por um pitoresco sistema de sorteio, que tem como única condição que os candidatos doem um dólar aos cofres municipais.

Em agosto do ano passado, "Bobbie" se tornou o mais jovem a alcançar o posto quando seu antecessor tirou o papel com seu nome do chapéu que continha as cédulas. Depois de um ano de mandato os vizinhos aprovam com louvor sua gestão.

"Suas tarefas principalmente são ir à creche e flertar com as garotas", explicou a mãe do prefeito, Emma Tufts, à rede de televisão ABC, embora reconheça que é encantador para "Bobbie" conhecer e cumprimentar as pessoas nos restaurantes. "E ele faz questão de saudar a todos".

Com cinco estabelecimentos diferentes nos quais se serve comida (um espantoso índice de mais de um por cada cinco habitantes), Dorset se considera de forma jocosa "a capital do mundo dos restaurantes". E "Bobbie" tem locais de sobra para fazer campanha com seus vizinhos caso decida concorrer à reeleição em 4 de agosto.

Prefeito de quatro anos faz campanha por reeleição nos EUA:

"Ainda vamos decidir se ele se candidata. 'Bobbie' tem um irmãozinho pequeno que talvez queira concorrer ao cargo desta vez", brincou sua mãe, assegurando que "Bobbie" está consciente do fim de seu mandato.

Durante o último ano, o menino carregou a responsabilidade de representar o município de Dorset para o Estado e, como tal, foi convidado ao ato de abertura da temporada de pesca na área dos lagos de Park Rapids junto do governador de Minnesota, Mark Dayton.

"As melhores iscas são sanguessugas, vermes e foxinos (pequenos peixes de rio abundantes na região)", revelou o prefeito a dois jornalistas da emissora local WCCO que o entrevistaram recentemente, para depois afirmar sem rodeios que, "provavelmente" ele seja melhor pescador que seu pai.

Kathy Schmidt, vizinha de Dorset, está encantada com o precoce prefeito: "É incrível, absolutamente incrível. É direto e fala bem", disse Kathy, cuja família mora na região a quatro gerações.

A cidade de Dorset já se prepara para as próximas eleições, e não existem restrições de idade ou residência para concorrer à Prefeitura, basta se inscrever fornecendo o nome completo, endereço e número de telefone e confirmar a campanha com um dólar.

Os candidatos devem levar em conta a intensa campanha de "Bobbie" no ano passado, quando distribuiu "santinhos" e prometeu "sorvete para todos", garantindo que não ia mudar nada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade