PUBLICIDADE

Estados Unidos

Prefeito de NY: morte de Bin Laden é uma "vitória muito importante"

2 mai 2011 - 01h15
(atualizado às 06h43)
Compartilhar

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, assegurou nesta segunda-feira que a morte de Osama bin Laden é uma "vitória muito importante" para os Estados Unidos e expressou sua esperança de que a notícia traga um pouco de alento para quem perdeu seus entes queridos nos ataques do dia 11 de setembro de 2001.

"Após o 11 de setembro de 2001, demos nossa palavra como americanos que não nos deteríamos perante nada para capturar ou matar Osama bin Laden. Com a contribuição de milhões de pessoas, incluindo muitos que fizeram o máximo sacrifício por nossa nação, mantivemos essa palavra", disse Bloomberg.

O prefeito afirmou em comunicado que a morte de Osama bin Laden "não diminui o sofrimento sofrido pelos nova-iorquinos e pelos americanos, mas é uma vitória muito importante para nossa nação". "Sua morte é uma homenagem aos milhões de homens e mulheres em nossas forças armadas e outros lugares que lutaram tão duro por nossa nação", assegurou.

Bloomberg fez estas declarações minutos depois de o presidente Barack Obama anunciar a morte do terrorista mais procurado do mundo. Em um pronunciamento na Casa Branca, Obama afirmou que, após ter recebido informações de inteligência confiáveis sobre o lugar onde Bin Laden estava, no Paquistão, na semana passada deu a ordem de atacar e, neste domingo, "um pequeno grupo" americano conduziu a operação, na qual, após um tiroteio, o líder terrorista foi morto.

Morte de Osama bin Laden

Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte de Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão em Islamabad, no Paquistão. "Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou. Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse.

Bandeira dos Estados Unidos tremula em meio à multidão que comemora o anúncio da morte de Bin Laden
Bandeira dos Estados Unidos tremula em meio à multidão que comemora o anúncio da morte de Bin Laden
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade