PUBLICIDADE

Oriente Médio

Potências chegaram a acordo sobre sanções ao Irã, diz Hillary

18 mai 2010 - 11h32
(atualizado às 13h49)
Compartilhar

As principais potências mundiais concordaram com um esboço de resolução com sanções contra o Irã que circulará entre os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, disse a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Secretária de Estado Hillary Clinton discursa em audiência do Senado, em Washington
Secretária de Estado Hillary Clinton discursa em audiência do Senado, em Washington
Foto: Reuters

"Chegamos a um acordo sobre um forte esboço com a cooperação da Rússia e China", disse a secretária sobre a reunião com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - Grã-Bretanha, China, França, Rússia e EUA - assim como a Alemanha.

"Planejamos circular o esboço da resolução para todo o Conselho de Segurança hoje", acrescentou Hillary em um texto divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA sobre seus comentários diante do Comitê de Relações Exteriores do Senado americano.

O novo tratado com a Rússia "nos dá credibilidade para chegar ao acordo que temos agora nas Nações Unidas com os países que estão preocupados com a proliferação representada pelo Irã", disse Hillary ,de acordo com o jornal The New York Times.

A resolução parece rejeitar o acordo firmado com o Brasil e a Turquia, sob o qual o Irã enviaria uma quantidade de urânio ao exterior, retomando o plano de troca de combustível elaborado no ano passado para manter as atividades nucleares do Irã sob controle.

Os Estados Unidos e seus aliados no Ocidente acusam o Irã de usar seu programa nuclear civil como um disfarce sob a qual desenvolveria armas nucleares. O Irã nega a suposição, dizendo que o programa nuclear tem o propósito único de gerar energia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade