PUBLICIDADE

Estados Unidos

Porto Rico escolhe tornar-se 51º Estado dos EUA

7 nov 2012 - 14h29
(atualizado às 17h46)
Compartilhar

Porto Rico votou pela primeira vez em sua história contra a atual relação de Estado Livre Associado que mantém com os Estados Unidos e a favor da anexação, segundo dados da Comissão Eleitoral da ilha divulgados nesta quarta-feira. Com isso, o território decide por elevar-se à condição de Estado americano - o 51º do país. A medida necessita ser aprovada no Congresso de Washington.

Porto-riquenhos comemoram eleição e referendo de terça-feira: escolha por anexação aos Estados Unidos
Porto-riquenhos comemoram eleição e referendo de terça-feira: escolha por anexação aos Estados Unidos
Foto: AP

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos

Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Com 95,7% dos votos apurados, 53,9% dos eleitores porto-riquenhos disseram "não" estar de acordo com a "condição política territorial atual" da ilha em relação aos Estados Unidos, frente a 46% que disseram "sim". Sessenta e um por cento do eleitorado se pronunciou a favor da anexação, segundo a Comissão Estatal Eleitoral (CEE).

Devido à condição atual de território americano, os cidadãos de Porto Rico não têm direito de votar nas eleições presidenciais americanas - ainda que constem como cidadãos americanos. Segundo o Washington Post, o texto do referendo aponta que a condição de Estado concederia aos porto-riquenhos "direitos, benefícios e responsabilidades iguais aos gozados por todos outros cidadãos dos Estados da União".

Além do referendo pela mudança do status da ilha, Porto Rico também foi às urnas neste 6 de novembro para eleger Alejandro García Padilla para o governo local. Padilla, da oposição do Partido Popular Democrático (PPD), derrotou por uma pequena margem de diferença o atual governador, Luis Fortuño.

Em uma entrevista recente, Padilla dissera acreditar que o prosseguimento do status de Estado Livre Associado é a opção política mais adequada para Porto Rico. Fortuño, por sua vez, defendia a anexação.

A população de Porto Rico é de quase 4 milhões, e há, aproximadamente, 4,7 milhões de hispânicos de descendência porto-riquenha vivendo nos EUA. O status do território não mudou desde 1952 e a maior parte da população (cerca de 85%) admite não dominar o inglês.

Com informações as agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade