PUBLICIDADE

Estados Unidos

Por demanda, EUA querem melhor dessalinização da água

Agência americana promoveu competição para que cientistas desenvolvessem sistemas com melhor custo-benefício

29 abr 2015 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
Demanda por água pode obrigar países a fazer a dessalinização no futuro
Demanda por água pode obrigar países a fazer a dessalinização no futuro
Foto: Pedro França / Agência Senado/Fotos Públicas

Pensando no aumento populacional e na maior demanda por água, a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) desenvolveu uma competição que desafia os cientistas a conseguir uma melhor relação custo-benefício nas tecnologias de dessalinização da água. O objetivo é que o sistema possa transformar a água salgada em potável de uma maneira mais sustentável e energeticamente eficiente. As informações são da IFL Science.

De acordo com a publicação, a ideia surgiu porque muitos países não possuem água em abundância e precisariam da água do mar no futuro para suprir as necessidades. Depois de diversos testes, o sistema vencedor foi um que utiliza sol para gerar energia. O projeto seria capaz de fornecer água potável suficiente para suprir as necessidades de uma vila na Índia com população entre 2 mil e 5 mil pessoas.

Siga Terra Notícias no Twitter

A criação utiliza painéis solares para produzir a energia, que fica armazenada em baterias e alimenta o sistema de dessalinização. O sistema utiliza um processo conhecido como eletrodiálise para remover o sal da água subterrânea – os métodos tradicionais, como osmose inversa, necessitam de uma entrada de energia muito elevada. De acordo com os cientistas, o processo de eletrodiálise envolver a passagem da água entre dois eletrodos com cargas opostas.

Depois de uma análise cuidadosa do sistema, os pesquisadores descobriram que ele é capaz de recuperar em torno de 90% da água, o que é cerca de duas vezes mais rápido do que a quantidade obtida pelo sistema tradicional.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade