PUBLICIDADE

Estados Unidos

Policial é inocentado por morte de dois suspeitos desarmados

Policial disparou 49 vezes contra o carro de dois suspeitos em 2012

23 mai 2015 - 14h50
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Michael Brelo disparou 49 vezes contra carro e matou duas pessoas
Michael Brelo disparou 49 vezes contra carro e matou duas pessoas
Foto: Twitter

Um policial de Cleveland, no Estado norte-americano de Ohio, foi absolvido neste sábado da acusação de homicídio doloso no caso em que um homem e uma mulher foram mortos a tiros após uma perseguição de carro, em 2012.

O juiz John O’Donnell disse que o policial Michael Brelo, de 31 anos, agiu de maneira razoável ao atirar nos dois suspeitos, tendo subido no capô do carro em que estavam e disparado através do para-brisa após o veículo ter sido cercado. Brelo também foi inocentado da acusação de agressão grave no mesmo caso.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O julgamento, iniciado em 6 de abril, ocorreu em meio a um clima de forte criticismo contra os agentes de segurança pública dos EUA, devido ao uso de força letal contra grupos minoritários. O caso foi examinado em seguida a uma série de mortes de homens negros desarmados em confrontos com policiais brancos, em vários Estados norte-americanos.

As duas pessoas mortas, Malissa Williams e Timothy Russell, eram negras, e Brelo, um ex-fuzileiro naval, é branco.

"Brelo atuava em condições difíceis até mesmo para policiais experientes imaginarem", disse O’Donnell ao ler o veredito.

"Ele estava em um lugar estranho, à noite, cercado por tiros, sirenes e luzes piscando. Brelo não atirou precipitadamente nem em uma pessoa que estivesse visivelmente desarmada, ou que não pudesse atropelá-lo. Ele não atirou em alguém que fugia correndo", acrescentou ele.

O policial de Ohio foi libertado após ser considerado inocente
O policial de Ohio foi libertado após ser considerado inocente
Foto: Twitter

Um pequeno grupo de manifestantes se reuniu em frente ao tribunal de Cleveland para protestar contra o resultado do julgamento, enquanto policiais da tropa de choque monitoravam a situação. Houve uma forte reação contrária ao veredito em redes sociais.

Cinco outros supervisores da polícia foram indiciados no caso por abandono negligente do dever, e têm julgamento marcado para julho. Outros 64 policiais receberam sanções internas.

A prefeitura de Cleveland pagou 1,5 milhão de dólares a cada uma das famílias das vítimas para encerrar um processo por morte indevida.

Policial dá golpes de caratê em suspeito e pode ser preso:

A perseguição policial, que começou no centro de Cleveland após relatos de tiros provenientes do veículo em que o homem e a mulher se encontravam, se estendeu por várias cidades, com velocidades que chegaram a 145 km/h, e terminou após o disparo de 137 tiros por 13 policiais.

Russell foi atingido por 24 tiros e Malissa por 23. Nenhuma arma foi encontrada no carro ou ao longo do trajeto percorrido, e especialistas forenses testemunharam que o carro, fabricado em 1979, estava sujeito a produzir disparos pelo escapamento.

Polícia prende suspeito de ter esfaqueado mototaxista :
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade