PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pesquisa: otimismo econômico nos EUA bate recorde com Obama

60% dos entrevistados esperam que a economia se mantenha em boa forma daqui a um ano, e só 38% acham que estará em situação ruim

21 abr 2015 - 18h38
(atualizado em 22/4/2015 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Otimismo econ&ocirc;mico nos EUA bate recorde com Obama, aponta pesquisa</p>
Otimismo econômico nos EUA bate recorde com Obama, aponta pesquisa
Foto: Gary Cameron / Reuters

A consolidação da recuperação econômica nos Estados Unidos impulsionou a aprovação do trabalho do presidente Barack Obama à frente do governo, com 52% dos americanos descrevendo a situação econômica como "muito boa" ou "boa", segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela emissora "CNN".

Esta é a primeira vez desde que Obama chegou à Casa Branca, no início de 2009, em que mais da metade dos americanos consideram a situação da economia boa.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Além disso, as perspectivas parecem indicar que o otimismo é de médio prazo: 60% dos entrevistados esperam que a economia se mantenha em boa forma daqui a um ano, e só 38% acham que estará em situação ruim.

A economia americana, que cresceu 2,4% em 2014, tem expectativa de crescimento de 3% este ano, e a taxa de desemprego está em 5,5%, a mais baixa em sete anos.

Decisão do BC norte-americano traz alívio aos mercados:

Obama chegou à presidência em plena crise econômica após a explosão da bolha financeira ligada às hipotecas tóxicas em 2008-09, o que gerou a maior recessão econômica nos Estados Unidos desde a crise de 1929.

Esta melhora no panorama econômico alavancou a popularidade do presidente.

Alta do dólar e reflexos na economia assustam grande parte da população:

Pela primeira vez desde maio de 2013, mais americanos aprovam o governo do presidente, embora dentro da margem de erro: 48% a 47%.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de abril com 1.018 cidadãos, e tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade