PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pentágono instalará 14 interceptores de mísseis nos EUA e um radar no Japão

15 mar 2013 - 17h52
(atualizado às 18h05)
Compartilhar

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou nesta sexta-feira a instalação de 14 interceptores de mísseis adicionais no território americano até 2017 e de outro radar no Japão, devido às ameaças do Irã e da Coreia do Norte.

"Vamos fortalecer nossas capacidades de defesa de mísseis de várias formas, devido às crescentes ameaças do Irã e da Coreia do Norte", disse Hagel em entrevista coletiva no Pentágono.

Os 14 interceptores serão instalados no complexo militar de Fort Greely (Alasca), fazendo com que o sistema antimísseis americano passe de 30 para 44 interceptores, incluindo os quatro instalados na base da Força Área de Vandenberg na Califórnia.

Entre outras medidas para reforçar o sistema de defesa, os EUA chegaram a um acordo com o governo japonês para a instalação de um radar adicional nesse país, o que vai melhorar o "alerta antecipado" e o acompanhamento de "qualquer míssil lançado da Coreia do Norte para os Estados Unidos ou Japão".

Hagel informou, além disso, que estão realizando estudos de impacto ambiental sobre possíveis lugares onde poderiam ser instalados mais interceptores terrestres em território americano.

"Apesar de a administração não ter tomado nenhuma decisão sobre a instalação de novos interceptores, a realização de estudos de impacto ambiental reduz o prazo para a construção deles caso seja tomada essa decisão", disse o secretário de Defesa.

Além disso, afirmou que estão reestruturando o programa de mísseis SM-3 IIB - outro tipo de míssil de intercepção do sistema Aegis instalado nos destróieres americanos - que faz parte do escudo antimísseis dos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade